26.10.07

A vida é assim

A gente conhece histórias de pessoas que nem dá pra acreditar. A coisa foi hoje, no boteco. Vou preservar o nome, claro. É um empresário que produzia lajes para cobertura de casas.

"Em 1974 eu fiz parceria com uma empresa de Curitiba que estava fazendo as casas do Miosótis. Por quatro meses recebi certinho. Se fosse hoje seria uns 12o mil mensais. Tive até que comprar dois caminhões na época pra transportar o material; tinha mais de 100 funcionários. Minha mulher tinha carro zero e eu também; casa própria e um monte de coisa; filho estudando no Santo Inácio. Aí pintou a obra do Ney Braga.
Daí a empresa de Curitiba faliu, eu não conseguia pagar os funcionários e choveu de ações trabalhistas e um monte de cheques voltando. Foi caminhão pro pau, vendi os carros e a casa ficou penhorada. Tava devendo ferro e cimento pra todo mundo. Quebrei bonito. Nem dá pra acreditar. Recebi uns trocos de uma ação que movi contra empresa da capital e peguei (fosse hoje uns 20 mil). Comprei uma bar no Miosótis e toquei por 2 anos e aí pedi 15 mil. Vendi por 10 e eu tinha 7 mil de fiado. Fiz um plantão de quase um mês junto ao novo dono pra tentar receber as contas. Se peguei quinhentão foi muito. O resto eu perdi tudo.
Tinha um mercado e bar perto de casa e eu era padrinho do filho do dono. Eu pegava lá arroz, tomate... coisa pra comer. E ele foi segurando devido à amizade. Fiquei devendo um monte pro cara. Daí eu comecei a levar uns empresários amigos que pagavam cerveja pra mim. Eu já avisava que não tinha dinheiro e fazia uma moral danada com o compadre, dono do local. Eles injetavam uma grana e eu ficava com moral. No mínimo eram umas quatro grades por semana.
Depois eu recuperei a grana da ação e paguei o compadre, foi quando eu comprei o bar com o restante.
Vixe Lukas (ele disse) o que eu tomei de uisque com o Frank Silva, Waldir Pinheiro, o Verdelírio, em minha casa, não tá escrito. Em coluna social eu saia quase todo mês".

Aí ele tomou o segundo copo de cachaça e ficou meio esquisitão. Eu catei a bike e caí fora. No caminho fiquei pensando nele e deu dó.

Nenhum comentário: