6.10.07

Mídia televisiva

A televisão influencia hábitos, valores e é a principal responsável pela informação e formação da opinião pública no Brasil. Sua programação, no entanto, não reflete a diversidade brasileira. O que você tem a ver com isso?
Durante a ditadura, no final dos anos 60 um dos interesses declarados do governo era controlar e padronizar as informações, evitando que “bolsões de subversão” se formassem. Nesse cenário a Rede Globo se consolidou como emissora de alcance nacional e diversas outras TVs cresceram. Quase quatro décadas depois, a influência da imprensa escrita continua pequena diante do gigantismo dos canais de televisão. “A maioria absoluta dos brasileiros só se informa e se entretém pela televisão. Ela dita hábitos, valores, forma consensos e organiza, segundo seus interesses, grande parte da sociedade”, acredita o professor de Comunicação da Universidade de São Paulo Laurindo Lalo Leal Filho.
A psicanalista Maria Rita Kehl acrescenta, ainda, que a televisão funciona como formadora não só de opinião, mas de atitudes de consumo: “As novelas, os programas de auditório, os seriados, tudo funciona de modo a ‘educar’ o telespectador a viver de acordo com os parâmetros da sociedade em que o consumo dita as regras da cidadania”. A identificação dessa influência já é antiga.” Bia Barbosa, Revista Brasil.
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