24.10.07

Crescimento

A economista da Tendências Consultoria, Ana Carla Abrão Costa comenta matéria do jornal Valor Econômico [BRASIL TEM O MAIOR CICLO DE CRESCIMENTO DOS ÚLTIMOS 30 ANOS] :
“Hoje o motor principal é o consumo doméstico e todas as condicionantes apontam para a manutenção desse consumo muito elevado: crédito, renda, confiança do consumidor. Então esse motor ainda vai se manter na ativa ao longo dos próximos anos”.

É claro que tio Lukas entende lhufas de economia, mas vamos à uma análise bem tosquinha. A mídia está, quase todo dia, reverberando a choradeira de empresários e direitona da oposição : " o governo bateu recorde de arrecadação de impostos no mês tal". A ladainha é sempre a mesma. Mas, vejamos... o valor de nenhum imposto foi aumentado, ocorre que a grana tá rolando solta. Assalariado fazendo fila nas Casas Bahia pra comprar tv de 29, gente comendo carne quase todos os dias. Eu conheço um vendedor de gás e água que paga 220 pilas num colégio particular pro filhinho dele.
Tem um mercado no Borba Gato que há 6 anos dava pra gente contar os iténs que tinha à venda. Hoje o cara faz parte da Rede Elo, e, aos domingos, a fila do açougue contorna as gôndolas.
Assim sendo, os empresários faturam mais e pagam mais impostos sobre seus ganhos; logo, é óbvio que o governo tem arrecadado mais.

Nenhum comentário: