3.10.07

Coisa medonha

Terminei de ler mais uma revista de Grandes Líderes da História (reedição). Adolf Hitler na parada. Comprei porque era fiadão e eu ia tomar cerveja no bar do Tuti. Coisa superficial e garibada de livros que já existem sobre o monstrão.
Mas foi uma leitura suave. Deu pra reviver textos que li em livros. Concordo com o autor do texto: o cara era um Gênio do Mal e conseguiu fazer a cabeça de milhões de alemães. Pena que pra conseguir uma hegemonia racial teve que matar tanta gente- na verdade pra conseguir isso, teria que fazer aquela barbaridade. Na Segunda Guerra Mundial os judeus são considerados os mais perseguidos e afetados, sendo que 6 milhões deles, segundo a história, foram mortos.
As estimativas avaliam entre 40 a 52 milhões os mortos durante o conflito que durou 6 anos.
Giletei da Larousse Cultural e dou para o noqueiro (no bom sentido) o números de mortos. É uma coisa medonha a quantidade de pessoas martirizadas porque um fidiquenga desses achava que sua raça era superiora e o bicho da goiaba.

África do Sul: 8.500 mortos
Alemanha: 4,5 milhões, sendo 1 milhão de civis, ou seja 6% da população
Bélgica: 89 mil
Brasil: 1.899 (Ó nóis na fita)
Bulgária: 20 mil
Canadá: 41 mil
China: 8 milhôes
EUA: 300 mil
Finlândia: 90 mil
França: 535 mil
Grã- Bretanha: 390 mil pessoas
Grécia: 500 mil (8% da população)
Hungria: 450 mil
Itália: 310 mil
Antiga Iugoslavia: 1,5 milhão, sendo 1,2 milhão de civis (10,6% da população)
Japão: 2 milhões, dos quais 1,6 milhão de militares
Nova Zelândia: 12 mil
Países baixos: cerca de 210 mil mortos
Polônia: 5 milhões (3,1 milhões de judeus- 19,7% da população)
Romênia: 460 mil
Antiga Tchecoslováquia: 415 mil
Antiga URSS: 20 milhões de mortos

Hitler dominou todo o leste europeu; após isso foi bater na porta de Moscou. Queria invadir a Rússia comunista, onde esperava encontrar recursos naturais e mão-de-obra escrava. Ferrou. Stálin impôs uma política de terra arrasada (isto é: todo mundo caindo fora e não deixando um grão de trigo para os invasores). Os alemães não tinham levado alimentos, combustíveis e roupas o suficiente para enfrentar o pior inverno já ocorrido na Rússia. Hitler achou que seriam dois palitos. Deu no que deu. Um viva aos russos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Valeu Lukas. Você sempre dando as dicas pra gente. Assisti sua palestra no Byton Júnior em 2003. Foi muito legal.