19.10.07

Blog$ e coluna$

Conheço uma turma ai que bloga pra lá e pra cá, vai ao $abor da maré. Alguns a gente bota fé, mas tem um monte (monte foi legal- diz tudo) que não vale muita coisa -ou vale uns 100 pilas por mês.
Tio Lukas não vale o feijão que come, mas o noqueiro pode ter certeza que eu nunca, mas nunca, vou mudar a casaca, nem por 100, nem por mil e nem por 10 mil. (talvez uns 500 mil a gente pode começar a negociar). Brincaderinha.
Acho que a melhor coisa que a gente possui é ideologia.
Mas nem é isso que eu queria falar.
Certa vez, em 1989, passei numa lanchonete no centro,na hora do almoço, sem um tostão no bolso, e parei pra conversar com um jornalista. Me sentei à mesa e mostrei um projeto de um livro que estava na bica(lancei o filho da mãe em 91, depois que fui pro O Diário). Aquele monte de cartum, o boneco da coisa, quase tudo amarelado.
Bão... o jornalista em questão era o Newton Chagas Jr. E tinha um fazendeiro sentado perto que ouviu o papo...
- Então Júnior... tô com esse projeto dum livro. Mas não é pra ganhar dinheiro. É mais por ideologia (me lembro que usei essa expressão). Mas tá difícil pra fazer a coisa.
Aí o fazendeiro, o Wilson Molinari, escutou a conversa e quase esfregou um talão de cheques no meu rosto, dizendo:
- Ó... o dia que você puder gastar essa quantia aqui em herbicida pra soja você fala em ideologia - me mostrando o valor no canhoto.
Ele nem me conhecia- aliás, ninguém me conhecia (o que era muito bom) . Aí eu sei que fui embora, pular vagão pra ir pra casa, na Vila Esperança.
Deu um ano, mais ou menos, e eu fui na casa do véio. Ele me pediu uns desenhos e eu, quebrado, passando fome, baixei lá, um sobrado (acho que na Men de Sá). Mas deu que ele tava só o pau da gaita, doentão, e eu tive que ajudar ele a descer as escadas e dar água na boca do filho da mãe e depois subir com ele de volta pro quarto.
É verdade mesmo. Na boa. (tio Lukas é um cara bem bonzinho).
Não deu nada de cartum porque eram umas idéias bestas e no final eu tive que voltar a pé lá do fim do mundo. Acho que ele não me reconheceu e nem lembrava que tinha me esnobado com o talão de cheques.
E a mulher dele fazendo comida pro almoço, eu com uma fome lascada... e não me convidaram pra comer.
Mas já faz tanto tempo...

4 comentários:

Anônimo disse...

Já assinei o RSS.
Muito bom, gostei do blog! Parabéns

Anônimo disse...

Deixa de ser besta. O cara tava certo!

Anônimo disse...

Morei na Vila Esperança(viela 3) e agora moro na Cidade Nova(perto da Laura Parente) e minha saudosa maê era amiga da sua maê, desde que conheço por gente você realmente nunca se vendeu. Parabéns.

Anônimo disse...

lukas, a cidade não pode mais viver sem seu blog, o do ângelo e o do np. o cara tá sendo perseguido e esta ameaçando se retirar vamos dar apoio pra ele. ele diz sempre os podres dos poderosos de maringa