16.9.07

Marka e Vãosifudam

Salvatore Cacciola foi condenado em 2005 a 13 anos de prisão em processo movido na 6ª Vara Criminal Federal, do Rio de Janeiro. A pena refere-se aos crimes de peculato (ou utilizar-se do cargo exercido para apropriação ilegal de dinheiro) e gestão fraudulenta. O banco Marka quebrou com a desvalorização cambial de 1999.
Na contramão do mercado, o Marka e o banco FonteCindam haviam assumido pesados compromissos em dólar. O banco de Cacciola, por exemplo, apostou na estabilidade do real e tinha 20 vezes seu patrimônio líquido comprometido em contratos de venda no mercado futuro de dólar. O BC socorreu as duas instituições, vendendo dólares com cotação abaixo do mercado, evitando que quebrassem.
A principal alegação para o socorro foi o risco de a quebra provocar uma 'crise sistêmica' no mercado financeiro. Além de Cacciola, na mesma ação foram condenados o então presidente do BC, Francisco Lopes, que pegou dez anos de prisão em regime fechado, além da ex-diretora de Fiscalização do BC, Tereza Grossi (seis anos). Salvatore Cacciola ficou na cadeia apenas 37 dias, sabe por que? Marco Aurélio de Mello mandou soltar o amigo....Aliás o leitor já percebeu que todos os bandidos poderosos estão solto graças a amizade com o ministro? Coincidência...
(Blog da Helena)

Nenhum comentário: