30.9.07

Livros

Desde 2004, o governo Lula isentou completamente de impostos federais a publicação de livros.
Para não deixar dúvidas: ninguém paga impostos federais quando compra um livro. No entanto as Editoras não repassaram esse benefício ao consumidor, mantendo os preços de antes e embolsando os lucros.
O presidente Lula cobrou das editoras o repasse aos leitores, barateando os livros, durante solenidade comemorativa dos 110 anos de fundação da Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro.
Todos os grupos da grande imprensa possuem editoras que também publicam livros. Além da Abril, há a Editora Globo, a Publifolha da Folha de São Paulo, etc.
O imprensalão aproveita-se do fato, e depois, cinicamente, critica, quando o presidente eleva a auto-estima dos brasileiros de baixa escolaridade, dizendo-lhes para levantar a cabeça e ir à luta para conquistar um lugar ao sol como ele próprio conseguiu. O imprensalão insiste (ou por incapacidade ou por má-fé) como desincentivo à educação e cultura.
Na ABL, o presidente Lula reafirmou que o governo quer instalar até 2008 pelo menos uma biblioteca em cada município, a fim de contribuir para a redução da desigualdade cultural e de permitir a todos os brasileiros o acesso ao livro e à leitura. E lembrou que em 2003 havia 1.173 municípios sem nenhuma biblioteca e que hoje esse número caiu para 613. (Blog da Helena)

Nenhum comentário: