11.8.07

Baixaria

Hoje desandei lá pros lados do conjunto Léa Leal, mais um amigo, a fim de compramos chouriço e cudiguim feito pelo Ponce, dono de um bar na avenida Tuiuti.
Passamos no bar do Tadao, um japonês maluco, que assa porco inteiro aos sábados e põe pra galera comer sem cobrar um centavo. Morei no Léa por 9 anos e conheço quase todo mundo naquele lugar. Fazia tempo que não ia praquelas bandas e encontrei alguns amigos.
Vou contar uma do japonês. Em julho de 2000 lancei meu segundo livro no auditório da sala Joubert de Carvalho, na Biblioteca Municipal. O local ficou lotado, graças à Deus, e eu me sentei na primeira fila para subir ao palco e falar umas abobrinha lá pro pessoal.
Antes subiu o Edson Lima, que na época era editor de O Diário. Me encheu de graveto numa preleção e terminou dizendo, em tom de brincadeira, algo do tipo "vamos comprar o livro do Lukas que é pra dar uma força pra ele".
Aí, lá do fundão, ouve-se o grito do japonês fidumamãe: "Vai tomar tudo em cachaça!!!!". Eu, reconhecendo a voz dele, me levantei, olhei lá pra trás, com o dedo e riste, e gritei: "Vai ti fudê, japonês!!!" e tornei a me sentar. A galera presente veio abaixo de tanto rir.
Logo, sobe o grande Osvaldo Reis pra falar mais um pouquinho do meu trabalho (?) e diz quase a mesma coisa no final: "Vamos ajudar o Lukas que ele precisa de dinheiro" (mais ou menos isso). E aí vem a voz lá do fundão: "Vai gastar tudo em cachaça!!!" Eu me levanto, viro e grito lá pro fundo novamente : "Vai ti fudê, japonês!!!". E a moçada cai na gargalhada.
Bão... a baixaria não seria menor caso não estivessem presentes um pessoal do Nobel, que bancou o livro, minha tia de 64 anos, minha irmã, minha esposa e a cunhada, o vereador Victor Hoffmeister, Ricardo Barros e Cida Borgheti, o então candidato Zé Cláudio e mais oito militantes do PT e minha primeira professora, dona Maria Roque, que se foi há pouco tempo.
Maior baixaria. Mas ninguém achou, e todo o mundo se divertiu. Parecia que a coisa tinha sido combinada pra dar um tom de humor no evento. Pior (ou melhor) que eu nem tomo cachaça.

5 comentários:

Anônimo disse...

Num toma cachaca????????
Que mentira mais deslavada.
Que sera que o Tuti vai falar...

Anônimo disse...

Conta mais da visita ao Lea Leal......

Anônimo disse...

Que que ísso Lukas!
Graças ao Japoneis, você parou de beber e com a grana que da cachaça você consegui até comprar um fusca.
Larga de ser ingrato cara!
(risos)

Anônimo disse...

Show de bola!
Ri de monte!
Quando você vai aprontar outra dessa?

Anônimo disse...

Num bebe no copo só na garrafa?