24.7.07

Frango com veneno

"A gente não come frango em forma de veneno. A gente come veneno em forma de frango". A frase foi-me dita hoje pela manhã por um funcionário de um abatedouro de aves que fica aqui pertinho de Maringá.
Segundo ele, os pintinhos (ou pintainhos, como preferem os puritanos) recebem uma injeção no dorso quando completam 15 dias e já estão com um palmo de altura. Com 25 dias recebem outra no cangote e em pouco tempo já estão "sarados". Um bicho desse demora 45 dias do ovo até às gôndolas dos supermercados.
Os "especialistas"( que devem levar uma grana preta dos criadores) dizem que não existe o uso de hormônios ou anabolizantes a fim de acelar o crescimento das aves e que tudo se trata de um "melhoramento genético" feito durante décadas.
"Em duas gerações, a ave mudou muito. As pessoas simplificam e acham que foram os hormônios", diz um dos "especialistas".

Converso sempre com um povo antigo, que veio da roça (eu adoro essa turma que nasceu e cresceu no mato). Eles são unânimes em dizer que um frango pra chegar a um peso de 2 quilos leva no mínimo seis meses. Me lembro que, quando garoto, lá por 1974, a mãe pedia pra comprar o maior frango que tivesse no açougue. Pra conseguir um de 1,3 quilos era um milagre. Hoje a gente não encontra um com menos de 2,5 quilos (noves fora o gelo que vem grudado).

Nenhum comentário: