17.6.07

Viagem ao Norte do Brasil

"(...) devereis levar açúcar, uma porção de ruibarbo muito fino (...) Devem essas caixas ser feitas de ferro branco. As mercadorias pelas quais dos índios obtereis em troca víveres e outros gêneros do país, para servi-vos e cultivar vossas roças, são as seguintes: facas de cabo de pau, de que usam os magarefes [açougueiro], e muito apetecidas pelos selvagens, muitas tesouras de bolsa de couro, muitos pentes, contas de vidro verde-gaio, a que chamam miçangas, foices, machados, podões, chapéus de pouco valor, fraques, camisolas, calções de adelos, espadas velhas e arcabuzes de pouco preço.
Dão muito apreço a tudo isto, e assim terei escravos e bons gêneros.
Não esqueçais também panos verdes-gaios e vermelhos de pouco valor, porque não fazem grande diferença dos estofos, rosetas, assobios, campainhas, anéis de cobre dourados, anzóis, alicates de latão chatos (...)
Assim bem providos destes gêneros, não duvideis de serdes bem-vindos (...)"

Tio Lukas está lendo esse livro (Viagem ao Norte do Brasil) escrito entre 1613 e 1614. Esse trecho está na página 240. E sabem quem escreveu o livro? Um padre francês, Yves D'Evreux, que veio em uma expedição colonizadora.
Aí o noqueiro pergunta: se um padre tem esse pensamento, em quem a gente pode botar fé?

Nenhum comentário: