4.6.07

Plim Plim

Alguns momentos da RCTV, ops, da Rede Globo:
1975 - Veiculou a versão oficial, de suicídio, acerca da morte do jornalista Vladimir Herzog, nas celas da polícia política em São Paulo.
1982 - Envolveu-se no escândalo das fraudes na apuração das eleições para governador no Rio de Janeiro, na qual saiu vencedor seu principal desafeto, Leonel Brizola. A empresa responsável pela contagem dos votos apontava como favorito o candidato apoiado pela Globo que, por sua vez, veiculava a notícia nacionalmente. Brizola desmascarou a fraude e tornou-se, até sua morte, persona non grata na programação global.
1984 - Tentou apresentar o maciço movimento das Diretas-Já, que galvanizou o país, como sendo apenas uma festa alusiva ao aniversário da cidade de São Paulo.
1989 - Na primeira campanha eleitoral direta para a presidência da República após a ditadura, a empresa de Roberto Marinho editou de maneira truncada o último debate entre os candidatos Fernando Collor de Mello, por ela apoiado, e Lula. O encontro terminara altas horas da noite, com uma audiência reduzida. Uma versão compacta foi exibida no dia seguinte, nos noticiários vespertino e noturno, de larga audiência, mostrando os melhores momentos de Collor e os piores de Lula. O fato ocorreu dois dias antes da disputa nas urnas e impediu uma resposta por parte do candidato do PT.
(Gilberto Maringoni)

2 comentários:

Anônimo disse...

ô tio,
http://video.google.com/videoplay?docid=-570340003958234038&q=al%C3%A9m+do+cidad%C3%A3o+kane

é um documentário, meio velho, de uma hora e meia sobre a globo. assiste ae quando puder, eu acho que vale a pena.
falo tio :)

x disse...

http://video.google.com/videoplay?docid=-
570340003958234038&q=rede+globo

é esse o endereço completo