22.6.07

Piratas

Comprei o livro essa semana. Ele é atribuído ao capitão Charles Johnson que o escreveu por volta de 1724, período da "Era de Ouro" da pirataria. Ninguém sabe quem foi o cara, mas suas descrições sobre os atos de vandalismo e o cotidiano do piratas levam a crer que ele também tenha sido um deles. Outros creditam a obra a Daniel Defoe, autor de Robinson Crusoe (Essa hipótese foi descartada recentemente).
Veja essa passagem do livro já na introdução e que trata da pirataria durante o império romano (eles odiavam os romanos) Olha a sacanagem dos caras:
"Quando capturavam um navio, inquiriam o pessoal a bordo, perguntando seus nomes e lugares de origem. Se um deles fosse romano, curvavam-se aos seus pés, demonstrando reverência. Implorando misericórdia e pediam perdão pelo que tinha feito e passavam a se portar como se fossem seus criados.
Assim que o preso se convencesse de sua sinceridade, os piratas penduravam uma escada de corda na lateral do navio e, com muita cortesia, dizam ao romano que não o deteriam mais. Ele era um homem livre e, por isto, tinha que abandonar a companhia dos outros presos, saindo imediatamente do barco, mesmo estando em mar aberto, sem terra à vista. Caso se mostrasse supreso, surpreso e indeciso, como seria natural a qualquer um, o romano terminava jogado no mar aos gritos e gargalhadas, de tão espontânea que era a crueldade dos piratas".

Piratas- Uma História Geral dos Roubos e Crimes de Piratas Famosos tem a tradução de Eduardo San Martin. Editora Arte e Ofícios, 430 páginas, R$49,90. Pela compra na Internet entre na Livraria Saraiva.

Nenhum comentário: