28.6.07

Nosso homens em Brasília

Em 2007, o Brasil destinou para a manutenção do mandato de cada um de seus 594 parlamentares federais quase quatro vezes a média do gasto dos parlamentos europeus e do canadense. Pelos padrões europeus de gasto parlamentar, o orçamento do Congresso brasileiro - equivalente a R$ 11.545,04 por minuto - poderia manter o mandato de 2.556 integrantes.
O mandato de cada parlamentar brasileiro custa hoje 2.068 salários mínimos - mais que o dobro do que ocorre no México, segundo colocado entre os países pesquisados, e 37 vezes o gasto proporcional ao salário mínimo registrado na Espanha.
Um congressista custa 11,5 milhões por ano aos cofres públicos (dinheiro nosso). Já um senador sai pela bagatela de 33 milhões/ano. É mole?
Os gastos verificados por cada deputado brasileiro é de 101 mil mensais, contra R$600 mil anuais de cada membro da Càmara dos Comuns britânica. Cada parlamentar brasileiro consome mais do que o dobro de um parlamentar de um país em que a renda per capita e o custo de vida são muito superiores aos do Brasil.

Nenhum comentário: