Acabei de assistir ao documentário do golpe militar que derrubou Hugo Chavez. São cerca de 75 minutos divididos em 10 blocos. Aconselho ao noqueiro a ver por completo, em especial a parte 6. No geral, dá pra ter uma boa noçao da realidade do que ocorreu. Não sou fã do Chavez, também não o deploro, mas o que a mídia do país aprontou foi uma vergonha e afronta ao bom jornalismo, à população da Venezuela e à democracia, já que ele foi eleito de forma justa.
Na minha opinião, essa tal de RCTV já foi tarde.
http://www.youtube.com/viomundo23
4 comentários:
Aos que pensam que a RCTV se trata de um canal de entretenimento qualquer, sugiro assistirem o documentário irlandês A REVOLUÇÃO NAO SERA TELEVISIONADA, que revela, em tempo real, ou ao vivo, a participação direta dessa mídia no golpe que destituiu Chavez por algumas horas.
Como no Brasil, essas Tvs são concessões do poder público com prazo determinado de funcionamento.
O povo elegeu democraticamente Chavez, em votação maciça. Chavez, eleito, pratica ato administrativo, exercendo poder discricionário próprio de um agente público.
A RCTV distorce a finalidade da concessão. A concessionário tem o dever de informar a população, e não apenas opinar segundo suas conveniências.
A mídia brasileira, com exceçoes, claro,indigna-se cinicamento, pois sabe que o ato legítimo pratica por Chavez pode ser seguido por Lula, num momento em que discute a democratização dos meios de comunicação, após o vergonhoso papel das mídias em apoio ao candidato tucano nas últimas eleições presidenciais.
Chavez acerta em não renovar a concessão a rede golpista e dá exemplo a ser seguido por Lula e isso é o que mais tem incomodado as oligarquias que dominam as mídias no Brasil (Marinho, Mesquita, Frias, RBS etc) e na América Latina.
Em suma, o que está em jogo é a opção de classe e a legitimidade desses senhores das mídias em interferir decisamente nos destinos de casa país onde atuam.
Um bom momento para se iniciar um amplo debate sobre a LEI DE CONCESSÕES no bojo de um amplo processo de democratização do acesso e difusão de informação.
É possível obter a íntegra do filme no bitTorrent.
Somente pra lembrar que os dois lados agindo com extremismo não são bons, o General Alfredo Strosner, que foi Presidente Paraguaio por muito tempo, sempre foi eleito e reeleito varias vezes pelo voto popular.
O exagero deve sempre ser contido.
Tanto os comentários da RCTV, quanto os poderes ditatoriais desse Chaves.
Olá, meu caro! Precisamos armar mais uma reunião antes que o frio termine. Sobre o Chaves, lembro que tem um artigo muito interessante do Gilson Caroni. Coloquei no bar do bulga (bardobulga.blospot.com). Dê uma olhada. Abraços
Postar um comentário