2.5.07

Qualidade de vida

Para mim, qualidade de vida é uma casa modesta, porém confortável, com quintal amplo pra ter uma churrasqueira, simples que for, e um cantinho pra plantar salsinha e cebolinha e um canil pra acomodar os cães (opcional).
Não é isso que tenho visto no bairro onde moro e em outros adjacentes. Abutres (pra mim não existe nome mais apropriado) têm comprado terrenos de 500 metros e construído sobradinhos minúsculos, sem quintal, sem área de lazer e sem local pra colocar uma piscininha pras crianças.
Na esquina de minha rua um desses idiotas contruiu 3 merrequinhas parecidas com casinha de cachorro de dois andares. Tem gente morando em um deles; um casal recém casado e com dois carros na garagem. Uia!!! Abafaram na vizinhança, os trouxas. Não têm lugar pra dar um peido, mas é bacana: tem cerca eletrificada, alarme, energia solar e sem vizinho pra encher o saco pedindo açúcar emprestado; enfim, um paraíso. E eles têm dois carros na garagem, o casal recém casado e felizes para sempre.
Quase ao lado, mora tio Lukas; com um pé de tangerina, limão galego, jabuticaba, mexirica, maracujá, figo e cereja. Noves fora o canil com as duas cadelas que ficam mais soltas do que presas nas grades, andando o dia todo no quintal, mijando e cagando na grama.
Não sei a quem compete a criação de uma lei que poderia impedir tal descalabro. Dias desse fui ajudar um amigo a recolher roupas em um sobrado no jardim Iguaçu, aqui ao lado do bairro onde moro. Tava vindo uma chuva braba e a gente correu pra casa dele. Apesar da correria consegui calcular o tamanho do quintal do cara: 1,20X2,50. Verdade mesmo. Você sai da cozinha e quase bate a cara no muro.
Acho que a prefeitura, ou pessoas com mais moral, deveria criar uma lei proibindo a construção de tais casas. Faz mal pra todo mundo.

17 comentários:

Esileda disse...

As pessoas cada vez mais procuram se isolar de tudo! Lá em casa tb tem jabuticaba, mexerica fedidinha e poncã, acerola, ameixa, manga e limão, dezenas de vasos de orquídeas pindurados nas árvores e duas cadelas...
Sabe o que é melhor de tudo? acordar num domingão sentar na varanda e ouvir os pardais, bem-te-vis e outros pássaros cantando no pé de jabuticaba....

Anônimo disse...

Beleza Lukas, mas porque chamar o "vizinho" de trouxa? Trouxa porque? As vezes vc pisa na bola...

Xuxa e Vanessa disse...

Antigamente o povo adorava construir kitnete, era chick, agora modernizou-se a coisa e optaram pelos Lofts, que ca entre nois e' chick demais da conta, ne?
Com o aumento da procura no mercado, desses imoveis, acredito que a proxima novidade, seram os colchonetes, onde de pe toma-se banho e para dormir vc usa confortavelmente todos os comodos da casa, amplamente divididos entre cabeça, tronco e membros.
Cuidado pra nao dormir com a cabeça no banheiro.

Obrigado, mas prefiro minha casinha pequena, mas com muito "la fora".

Anônimo disse...

"Acho que a prefeitura, OU PESSOAS COM MAIS MORAL" foi ótimo. Parabéns.

Tagar_ella disse...

Isso é dá a globalização geral.

Anônimo disse...

Ao Sendeski: A expressão "trouxa" é porque, aparentemente, o rapaz tem grana pra morar em algo mais amplo, com um quintal maneiro. Lógico que cada um opta por o que acha melhor. O citei apenas para ilustar, já que aqui na área muitas pessoas moram de "parede e meia", fato comum nos anos 70 em casas de madeira. Acho que a urbanidade deveria evoluir, o que não está ocorrendo.

Anônimo disse...

Beleza Lukas !

Anônimo disse...

Casas pequenas são exigências do mundo capitalista. Quem mora em casa pequena é pobre.. quem é pobre tem que trabalhar cedo. Como a casa é pequena, quando o sol entra o pobre tem que sair, porque não cabem os dois. Brincadeiras a parte, não ter quintal é uma das piores coisas que pode acontecer com alguém que gosta de receber amigos, fazer um churrasco, andar descalço, namorar sob o luar, tomar cerveja de papo pro ar.

Anônimo disse...

Lukas vc já viu as casas do japão? aqueles cubículos? afffi parece passarinho engaiolado....

Anônimo disse...

Não vejo mal algum em ter casas assim. Hoje em dia, com o tipo de vida que as pessoas levam, raramente param em casa. Dessa forma não teriam condições de cuidar de quintal. Mora nessas casas quem quer.

Anônimo disse...

Eu não troco meu barraco por nada... Durmo na Lavanderia (Eu, esposa e filho)... porque a casa vai sendo construída conforme a grana dá (e vai demorar uns 10 anos nesse ritmo).
Mas, no fundo, tem uma gramadão onde meu filho joga bola todo dia, brinco com o cachorro...
Quarto só vamos pra dormir e (anualmente, quando a patroa não está com enxaqueca) pra poucas outras coisas...

Prefiro dar preferência para o dia...uma churrasqueira, um cão e um filho aprendendo a correr... isso é FELICIDADE.

Anônimo disse...

rsrsrrs.Esse Issamu deve ser japonês com parentes trabalhando lá no Japão e mandando grana pra família investir em terrenos e construir essas porcarias sem quintal. Essa japonesada está enfeiando Maringá e ainda vão construir Parque do Japão!!!

Anônimo disse...

Que inveja da esileda!
E eu que pago aluguel sei o quanto é difícil uns "quadradinhos" desses custarem tão caro!!
Eu tenho que "churrasquear" na lavanderia, pode!? rsrs
Issamu não imagina o quanto sofro!! Não moro numa "caixa" porque quero não!
E eu trabalhando tanto, e mesmo aqui na net pesquisando, ainda tenho que me lembrar dessas dificuldades de locatária! Valeu Lukas!!!

Anônimo disse...

Realmente as pessoas estão morando mal. Não existe mais um quintal pra se plantar ao menos uns pés de mandioca ou uns pés de salsinha e cebolinha. Nem isso, como bem disse o Lukas. Eu me lembro dos quintais lá da Vila Operária onde minha avó morava lá por 1975. Parecia quintal de roça, com a cahorrada solta, galinhas e patos.
Não que isso tenha que existir nesse "mundo moderno", mas um quintal com um espaço razoável, pra se plantar alguma coisa e ter um cão ou um gato deveria ser obrigatório mesmo.

Anônimo disse...

Lukas:
Quero te visitar !!!!

To morrendo de inveja. Afinal, estou morando no l0o. andar, com alarme de incendio disparando na madrugada e elevadores com gente esquisita !!!!

Beijos

Anônimo disse...

ÊITA INVEJA, HEIN....
SE O CARA QUER MORAR NUM ÁPARTAMENTINHO GRANDÃO, E COMPRAR DOIS CARROS, O PROBLEMA É DELE...
A OPÇÃO É INDIVIDUAL, POIS PODE SER QUE ELE NÃO GOSTE DE SALSINHA, NEM CEBOLINHA, NEM DE CORTAR GRAMA E NEM DE CADELAS...MAS PREFIRA TER UM CARRO PRA SI, E OUTRO PARA A ESPOSA...
QUANTOS CARROS VC TEM LUKAS...?
ACHO QUE O MUNDO SERÁ MELHOR, QUANDO PARARMOS DE OLHAR POR CIMA DO MURO DO VIZINHO PRA FICAR FOFOCANDO...DEVERÍAMOS SIM PREOCUPAR-NOS COM NOSSOS NARIZES...
E AINDA CHAMA O CARA DE TROUXA...ORA FAÇA-SE O FAVOR...

Anônimo disse...

Para o mosca da sopa (que deve ser uma barata asquerosa): continue poluindo o ambiente com seu carro (deve ser um Uno 85). Voce sabe o que e carro hibrido?? Claro que nao. Teu carro velho deve poluir tudo, seu inseto (seu pseudonimo)Moscas nao plantam flores ou arvores. Obrigada por ajudar no aquecimento global. Moscas adoram pousar nas fezes...