18.5.07

Orwell

Estou relendo "Na pior, em Paris e em Londres", de Eric Arthur Blair (George Orwell- 1903-1951). Em uma passagem ele conhece um garçom russo que trabalha num restaurante em Paris. Eles moram na mesma pensão, uma espécie de pardieiro. Um livro muito legal e autobiográfico do autor de 1984, que trata sobre o Big Brother- uma coisa medonha.
"Eu gostava de Boris, e passávamos bons momentos juntos, jogando xadrez e falando sobre guerras e hotéis. Boris frequentemente sugeria que eu fosse garçom. (...) Você diz que quer escrever. Escrever é besteira. O único jeito de se ganhar dinheiro nisso é casar com a filha de um editor", escreve Orwell numa passagem do livro.Tio Lukas recomenda Na pior... A Revolução dos Bichos e 1984.Tem também um baita dum livro (A Caminho de Wigan) que eu não consigo achar nem a pau, novo ou usado em sebos.
Dos livros:
*A caminho de Wigan : George Orwell infiltra-se, como a água da chuva e o frio por entre as brechas das casas degradadas, na vida das comunidades de mineiros do Lancanshire, descendo com estes homens infaustos e desesperançados às minas e às catacumbas da existência humana. Orwell assume assim a sua origem nobre, não por ser essa a sua condição social e a origem da sua educação, mas porque conseguiu, sob a negregura da pele alheia, encontrar-se a si mesmo.
*1984 : Numa altura em que o Big Brother faz furor na televisão, talvez poucos saibam que a expressão foi tirada deste livro e dos cartazes que ornamentavam as ruas de Londres no romance de George Orwell - uma fotografia do Grande Irmão com a legenda "Big Brother is watching you" (O Grande Irmão está a observar-te) (Wikepédia)
*A Revolução dos Bichos : Um livro curto e muito legal que trata sobre o totalitarismo. Leia: http://www.comunismo.com.br/georgeorwell-revolucao.pdf
Saiba mais sobre 1984:
E mais George Orwell: