14.5.07

Charge papal

De leitora no Folha Online:
"Lamentável! Esta foi a primeira palavra que me veio à mente ao abrir o jornal, como faço todas as manhãs, e me deparar com uma coisa tão desagradável. Não consigo entender como um jornal deste nível pode permitir uma charge de tamanho mau gosto. Além de ser de enorme falta de respeito, pois para nós católicos o papa é o representante legítimo de Jesus na Terra, ele é um chefe de Estado e merece ser tratado com educação. Ninguém é obrigado a ser católico. Seria muito bom se a Igreja Católica fosse respeitada tanto quanto respeita as outras religiões."MARIA APARECIDA DE MORAES PENNA RIBEIRO SILVA (São Paulo, SP)

2 comentários:

Anônimo disse...

Desde criança percebi que os católicos nunca respeitaram outras religiões. Quando criança, entre a garotada que participava do curso de primeira-comunhão, aprendi a ofender os evangélicos chamando-os de "crente de rabo quente". E as ofensas nunca pararam. Alguns anos atrás, em Franca (SP), o frei de uma igreja localizada no bairro Vila Nova chegou ao cúmulo de distribuir aos fiëis adesivos com o seguinte teor: "Se fores testemunha de Jeová, não batas em minha porta". Meu pai recebu o adesivo com a determinação de que o pregasse na porta de sua casa. Não só recusou, como nunca mais retornou à referida igreja. Passou a frequentar a Catedral, no centro da cidade, comandada por outra ala da igreja católica.

Anônimo disse...

Vou aqui falar sobre igrejas, embora não frequente nenhuma.

A igreja católica teve no Brasil e na América Latina um grande momento, com o surgimento da teoria da libertação e de suas idéias de respeito aos diferentes, de preferência pelos pobres, de organização da população menos favorecida. Depois com João Paulo II, houve um recrudescimento dessa ala, inclusive com perseguição e afastamento de seus seguidores e entusiastas. Acho que com Bento XVI a coisa deve seguir no mesmo rítmo. Resumindo, mais padres Marcelos e menos Evaristos Arns, Pedros Casaldaliga,Leonardos Boff. Constato isso com pesar.

Apesar disso, acho ainda que o crescimento as igrejas "de crente", principalmente as chamadas pentecostais,ou neopentecostais, são uma ameaça a diversidade de cultos, de opções, de preferências.

Imaginem um estado comandado por Edir Macedo, ou por qualquer um de seus milhares de clones que surgem diariamente. Como ficariam as religiões e origem africana (certamente proibias), como ficariam os homossexuais (tidos como doentes ou possuídos pelo demônio)

Vejamos também o exemplo de um estado judeu. Exemplo de perseguição, de violência, de desrespeito aos diferentes.