10.5.07

10 de maio

Um homem até esquece o dia do aniversário da esposa e a data do casamento. Mas nunca esquece o dia em que parou de fumar. Hoje está fazendo três anos que tio Lukas deu a última pitada. Dois maços por dia, sendo que uns 15 cigarrinhos eram consumidos entre 5 e 8 da manhã, os demais eram detonados durante o dia. Uma coisa medonha.
Não nego. Tomei remédio (Ziban) pra conseguir largar do cigarro após 26 anos de vício. Eu estava me sentindo muito magro, com as calças caindo, sem apetite, com os dedos cheirando a fumo. Na hora do banho eu passava a mão para lavar o rosto e dava nojo do cheiro. Depois que parei, engordei 15 quilos em quatro meses e os mantive por certo tempo. Aí eu comprei uma bike e, pedalando, perdi quatro quilos e minha taxa de colesterol baixou um bocado. No começo eu sonhava que estava pegando bituca no chão e quando acordava achava que aquilo tinha sido real e me dava um desgosto danado. Quando eu percebia que tinha sido um sonho ficava aliviado.
Fumar é uma delícia, depois do cafezinho da manhã, depois do rango, num bar tomando cerveja, numa festa... Mas eu estava exagerando. Se eu conseguisse fumar 12 ou 15 por dia, nunca iria parar. Nada contra quem fuma. Tenho um amigo que ficou 12 anos sem fumar e voltou há cerca de dois meses. Um outro teve que retirar a cordas vocais devido a um câncer, e continua fumando, mais do que antes.
Eu morro de medo de ter uma recaída.

Um comentário:

Anônimo disse...

Força de vontade é tuso. Imprimi e carrego comigo a partir de hoje o seu post, já faz duas semanas que não pito e pretendo não voltar.Parabéns!!