29.3.07

Siga a matilha ou morra sozinho

Li "Atire no Pianista" do norteamericano David Goodis em 1983. Foi um achado à época, e eu me deliciei parágrafo por parágrafo, frase por frase, de tão bem escrito que é (coisa subjetiva). Acabei de reler agora, pela terceira vez. Tem uma frase dele na "orelha" do livro que eu sempre achei atual, de 1956- quando da publicação do livro- até o ano de 3265:
" David Goodis, morto prematuramente aos 49 anos em consequência dos ferimentos recebidos em uma briga, nunca se levou a sério como escritor. Depois de uma estréia (Retreat From Oblivin) onde procurava imitar Hemingway e Steinbeck, passou a escrever apenas para ganhar a vida.
Diria mais tarde: "No começo eu queria escrever de modo solene e só abordar os grandes problemas, mas logo aprendi que o problema mais importante era comer, então eu me conformei em escrever o que os editores queriam"

Um comentário:

Daniel disse...

É mais ou menos o que me disse um agrônomo experiente em meados dos anos 90, num encontro sobre Agricultura Alternativa. O cara já sabia que os transgênicos iam dominar, e que o poder econômico estava cercando tudo ( ele era da Emater ). Ele me disse que o idealismo dele não ia mudar o munod, mas bater de frente ia comprometer o próprio sustento e o da família. Então, jogaria a toalha.