16.3.07

Praga social

De leitor da Folha de Sampa, desta sexta-feira:
"É com profunda estranheza e com o rosto ruborizado de indignação que leio o mais novo texto do papa Bento 16 ('Sacramentos do amor'), no qual sua santidade condena os casais em segunda união, dizendo que essa é uma praga da sociedade. Diante de tanto absurdo e da violência que a cada dia é despejada em nossos lares, eu, um católico praticante, casado em segunda união, jamais esperava ser aviltado e comparado a uma praga social pelo papa de minha igreja.
Vejo que os velhos e doentios tempos da Inquisição estão voltando, talvez estimulados pela hipocrisia e pela falta de amor latentes em vários setores da sociedade. Sou uma praga social, porém trabalho, pago impostos, tenho família, freqüento a minha igreja e acredito firmemente em Deus, porém não posso receber o corpo e o sangue de Cristo durante a comunhão.
Mas, quando da realização do ofertório e do pagamento do dízimo, o meu dinheiro não se torna praga social. Posso livremente me levantar, caminhar até o altar e depositar o meu honesto e suado dinheiro para que a minha igreja use-o da melhor maneira possível. Inclusive enviando uma parte de sua arrecadação para o Vaticano, onde a sua santidade, o papa, terá recursos para escrever e propagar ao mundo que sou uma praga social.
Lamentável que a Igreja Católica caminhe a passos largos para o conservadorismo e a discriminação ao ser humano".

3 comentários:

Esileda disse...

Enquanto alguns evoluem outros regridem!

Anônimo disse...

Saudades dos tempos da igreja popular.
Dos padres afeitos à teologia da libertação.
Da igreja comprometida com os pobres, das comunidades eclesiais de base, dos movimentos das minorias.
Essa igreja aqui em Maringá é passado. Eu já deixei de frequentar a igreja católica lá se vão quase anos. Cansei de ver donos de desmanche, agiotas, estelionatários, pousando de ministros e distribuindo eucaristia. Quando não fazendo os sermões.
Esse santo papa acaba de condenar mais um bispo salvadorenho, também teólogo da libertação, por causa de suas idéias "avançadas".

Aqui em Maringá ainda existem alguns padres "excessão", mas são poucos.

Anônimo disse...

Uma igreja nunca pode estar fundamentada numa pedra "Pedro, tu és pedra..." mas sim em Jesus Cristo, a ROCHA verdadeira. Como pode um comedorzinho de feijão escrever suas incíclicas e estas se tornarem regras de fé para um povo, colocando a Bíblia Sagrada em segundo plano? Se até os pedófilos são perdoados pela e aceitos no meio dela, porque só os casados pela segunda vez se tornam pragas para a igreja romana? Isso foi dito por um homem que é proibido pela sua própria igreja de se casar, portanto não tem base e autoridade alguma para fazer tal afirmação. Não sabe como é o convívio de um casal, não tem filhos (pelo menos oficialmente), portanto não pode aconselhar ou criar leis a respeito de um casamento. Deus conhece o coração do homem e pela sua (somente a sua) misericórdia - Jesus Cristo - é que seremos perdoados e aceitos como filhos. Esse povo deveria ler mais a Bíblia pois: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para repreensão, para a correção, para a educação na Justiça, afim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra." (II Timnóteo 3:16-17)......"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará." (João 8:32)

[Neto Sobrinho]