16.3.07

Mídia x Balbinotti

A grande imprensa vai ditar se Balbinotti será ou não o novo ministro da Agricultura. Eu nem tô se o cara vai ser ministro- acredito que não vai. Mas a Folha já comprou a briga da mídia para que ele não seja. Leia esse texto da Folha Online. Uma vergonha.
Divulgação
A posse de Odílio Balbinotti (PMDB-PR) no Ministério da Agricultura foi adiada para quinta- feira. Lula se reuniu reservadamente com o presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), após a cerimônia. Em seguida, se encontrou com o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL). E avisou que a indicação do deputado Odílio Balbinotti (PMDB-PR) para a pasta da Agricultura está em "stand by" (espera).
O presidente também confidenciou que ainda não decidiu quem serão os novos ministros das Relações Institucionais e do Desenvolvimento.
Com relação a Balbinotti, a Folha Online apurou que Lula fixou este final de semana como limite para decidir se manterá sua indicação para o Ministério da Agricultura. Se os jornais e revistas do final de semana não trouxerem nada contra Balbinotti, ele será nomeado na próxima quinta-feira. A preocupação é que a imprensa encontre denúncias contra o deputado da época em que foi prefeito e vereador do município de Barbosa Ferraz (PR)- que tornem sua indicação insustentável. Se nada de novo surgir, Lula está disposto a bancar a nomeação do deputado. A avaliação é que a investigação do STF (Supremo Tribunal Federal), que averigua se ele cometeu crime de falsidade ideológica, não é motivo para descartá-lo porque o deputado ainda não foi julgado culpado.
"No quarto mandato como deputado federal, Balbinotti (PMDB-PR), atuou pouco no Parlamento. Em pouco mais de 12 anos de vida pública, o deputado apresentou apenas dois projetos de lei. Não há registros na Câmara de nenhuma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) proposta pelo parlamentar desde que ingressou na Câmara em 1995. Transparência
O vice-presidente José Alencar disse nesta sexta-feira que "todo homem público deve ser rigorosamente transparente" e defendeu que Balbinotti "aja de forma a convencer a sociedade" de que é inocente. Alencar disse que são os fatos que irão dizer se Balbinotti deve ou não ser ministro. "O que convence são os acontecimentos", afirmou.
Apesar das ressalvas, o vice-presidente disse que cabe ao presidente Lula decidir a composição do governo e o tempo em que as mudanças devem ser implementadas. "A reforma está sendo feita de acordo com a vontade do presidente", afirmou.
Lula disse nesta sexta-feira que a decisão sobre a escolha dos ministros que vão compor o seu segundo governo é de sua responsabilidade. "Ministro quem escolhe é a gente", afirmou após ser questionado sobre a manutenção de Balbinotti.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tio
como voce mesmo diz : sai fora que é rolo.
Cláudio - Mandaguari