22.3.07

"Heróis"

De leitor da Folha de Sampa, desta quinta-feira:
"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que seu governo transformou os usineiros de cana-de-açúcar em heróis mundiais, porque 'o mundo está de olho no álcool'. Longe de querer proferir imprecações, o presidente imprudente mais uma vez usou de sofisma ou, no mínimo, teve um raciocínio capcioso ao dizer isso.
Como podem ser heróis os que exploram mão-de-obra de forma tão desumana que são as condições de trabalho dos cortadores de cana? Como podem ser heróis se esses trabalhadores respiram cinzas e se alimentam de uma dieta indecente, miserável e fria, não recebendo uma alimentação saudável para enfrentar um trabalho tão penoso e cruel? Como podem ser heróis os que colocam esses trabalhadores em alojamentos sujos e inóspitos, desprezando minimamente os preceitos da higiene e da saúde?
Como podem ser heróis os que pagam um salário miserável, não fornecem equipamento adequado de segurança e não dão direito social como saúde e educação? Como podem ser heróis os que não contemplam os trabalhadores cortadores de cana com uma política de trabalho no campo que os qualifiquem profissionalmente tendo em vista a crescente mecanização do corte?Não, decididamente, não são heróis.
Tampouco os ministros são heróis por ganharem 'apenas' R$ 8 mil por mês. Os verdadeiros heróis, presidente, são os velhinhos aposentados pelo INSS, que recebem uma miséria e são obrigados a trabalhar para poder sobreviver."

Nenhum comentário: