25.12.06

Lembra o ACM?

Morreu na quinta-feira, aos 66 anos, o presidente do Turcomenistão, Saparmurat Niyazov, ditador que há 21 anos impôs um regime de culto à personalidade e concentração de poder. Algumas da medidas esdrúxulas adotas pela figurinha: Cidades, aeroportos e mesmo um meteorito receberam o nome de Saparmurat. Recentemente até os meses do ano e os dias da semana tiveram os nomes alterados para homenagear o ditador. Janeiro passou a ter nome do presidente e abril, o de sua mãe, nome também que substituiu a antiga palavra turcomena para pão.
Outras:
* Em abril de 2001, balé e ópera foram proibidos no país, pois o líder do Turcomanistão afirmou que eles "não fazem parte da cultura turcomana".
* Medida de 2004, os jovens turcomanos foram proibido de deixar barba, cabelo e bigodes crescerem.
* Em novembro de 2005, mandou que médicos não mais fizessem o Juramento de Hipócrates, mas que dirigissem o juramento a ele mesmo, Saparmurat.
* Ouvir música em carros é proibido, assim como fumar em público, decisão tomada após o presidente deixar de fumar, em 1997.
* Além de mais estátuas de si próprio e da mãe, o ditador pretendia construir um zoológico com pinguins no deserto de Karakum, onde também planejava instalar uma pista de patinação no gelo. A temperatura no local chega a 50 graus Celsius.
(Já foi tarde!)

3 comentários:

Anônimo disse...

Esa cara era massa. Isso sim é que é ditador. É de tirar o chapéu!

Anônimo disse...

Essa coisa de nominar obras, colocar "placas", fazer obras e leis esdruxulas e/ou dedicadas aos amigos, mudar datas comemorativas, fazer o que bem entende com bens publicos sem se arrepender,deixar estragar o que é caro pra consertar, tem seguidores em todos os cantos do planeta.
E so olharmos em volta e ja acharemos algum brotando, e nem precisa ser ditador, basta ter um burro como eleitor.

Anônimo disse...

Se os poderosos de uma certa família de Maringá tomarem conhecimento disso logo logo veremos coisas parecidadas por aqui...