20.11.06

Nós estamos no Céu

A China voltou a restringir o acesso a sites como Wikipedia e Blogspot depois de dois meses de uma suposta trégua, afirmam internautas do país, que denunciam que os dois serviços estão bloqueados nos últimos dias.
No início de agosto, após anos de censura, foi anunciado o desbloqueio do servidor Blogspot, e em outubro foi liberado o acesso à enciclopédia Wikipedia, depois de um ano de restrições. Mas o acesso direto aos dois sites voltou a ser suspenso.
A Wikipedia foi bloqueada novamente um dia depois de a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) comemorar o fim da restrição, afirmando que isso era uma prova de que os sites não têm por que ceder à autocensura para operar na China, atitude tomada por algumas empresas do setor como Google, Yahoo e MSN.
A justificativa do Governo chinês para os bloqueios é sempre a mesma: as empresas da internet "devem respeitar as leis chinesas".
A censura sofrida pela Wikipedia em mandarim impediu seu crescimento na China e, por isso, embora o chinês seja o idioma mais falado do mundo, a versão da "enciclopédia livre" neste idioma tem muito menos artigos que a inglesa (1,4 milhão), por exemplo.
O mesmo acontece com o Blogspot, que não possui um grande número de blogs em mandarim, apesar de este ser o terceiro idioma mais usado na rede (depois do inglês e do japonês).
A China é o segundo país do mundo em número de internautas, com cerca de 130 milhões de usuários da rede, atrás apenas dos EUA, que conta com 198 milhões.

Nenhum comentário: