1.11.06

Últimos momentos

Muito se tem falado em caixa preta de aviões. O noqueiro pode ouvir algumas gravações dos momentos finais de vôos no site www.airdisaster.com . Mas é bem traumatizante. Ouvir fica a critério de cada um.
Os mais apavorantes são o da queda do vôo Vasp 168, onde o comandante ignora o alerta do piloto sobre os "morrotes" existentes no local (Ceará). Morreram todos os 137 ocupantes do avião. Investigações posteriores apontam que o comandante havia se separado da mulher e estava passando por sérias dificuldades financeiras e pode ter agido de forma deliberada.
O CVR do boeing da JAL é o mais angustiante. Sem a cauda, o avião ficou planando no ar por 32 minutos antes de se chocar contra uma montanha. Mais de 30 cartas de despedida foram encontradas entre os destroços. Dos 528 ocupantes, quatro sobreviveram de forma milagrosa.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ave Lukas,
Falando em Caixa-preta, "vou estar disponibilizando" em http://www.verborragia.blog.br na seção de Downloads um videozinho feito com base nos dados da caixa preta do TAM-402 que ontem fez 10 anos. Tem toda a comunicação de voz dos pilotos, que termina com "Ai Meu Deus, MEU DEEUS"...
Lá terá também o relatório do acidente.
E se gosta do assunto, sugiro a leitura do livro "Caixa-preta" do Ivan Sant'Anna

Anônimo disse...

Oi, Luciano. Não gosto do assunto, não. Já ouvi esse áudio com uma animação/simulação do vôo da TAM.É Medonho demais, hem?
Abracinho pra ti.

Anônimo disse...

Já ouvi esse áudio da queda do avião da TAM. É muito medonho a coisa. O cara sabe que vai morrer, assim como todos os ocupantes do avião.