17.11.06

A fome

Muita gente critica o presidente Lula pelo seu "assistencialismo", inclusive pessoas de meu convívio. A esse pessoal recomendo a leitura de Germinal, de Emile Zola; Fome, de Knut Hamsun; As Vinhas da Ira, de John Steinbeck; Na pior em Paris e em Londres e A caminho de Wigan, de George Orwell; Perdidos na Noite, de James Leo Herlihy e Pergunte ao Pó, do americano John Fante e Homens e Caranguejos, do brasileiro Josué de Castro (grande cara!!).
Com exceção de Perdidos na Noite, que virou filme com Dustin Hoffman e Jon Voight, todos os demais livros são autobiográficos.
Quem ler Fome, do norueguês Knut Hamsun (1859-1952) nunca mais vai reclamar que a mulher não tirou a baba do quiabo. Seu alter ego, (o texto é em primeira pessoa e o nome do personagem não é revelado), um jovem tentando ser escritor, come até pedaços de madeira, arranca o forro do casaco pra mastigar na tentativa de aplacar a fome e penhora os botões do mesmo, com o objetivo de angariar algumas moedas para comprar comida, lápis e papel.
John Fante foi outro que por muitos anos passou quase a pão e água, também na tentativa de ser escritor. Seu alter ego, Arturo Bandini, vivia dias apenas chupando laranjas.
Tio Lukas já passou fome de grudar no colchão de tanta fraqueza. A fome é horrível. Por isso eu digo pra essa turminha: deixa o homem dar comida!!

8 comentários:

Anônimo disse...

Certíssimo!!!

Anônimo disse...

mas com nosso dinheiro?

Anônimo disse...

ué, vai ser com o dinheiro de quem?

Anônimo disse...

Onde que a gente arruma esses livros? Se não me engano é a terceira vez que você cita livros mas onde eu compro os mesmos?

Lukas... disse...

ANA... o "Fome" é meio difícil de achar. Eu tenho a edição de 1963. Os do Steinbeck comprei em sebos e os do Fante pela internet, no Submarino.
Abracinho.

Anônimo disse...

boa Tio..só quem já passou por dificuldades sabe o que é faltar alimento...por isso que eu digo..FODAM-SE PLAYBOYS DE MARINGA

Jorge Cordeiro disse...

Eu incluiria nessa sua otima lista os seguintes titulos: Os Miseraveis, de Victor Hugo, e O Povo do Abismo, do Jack London.

e respondendo a Ana sobre como compra-los, das duas uma: ou nos sebos da Pedroso de Morais, em Pinheiros (alguns em frente da esnobe Fnac, que é cara e ruim pracaralho em termos de livros) ou pela internet (mas aí, serão em ingles).

valeu!

parabens pelo blog, muito bom!

abs!

Anônimo disse...

Eita Jorge, esqueci de Os Miseráveis. Tenho ele aqui. Já li quatro vezes desde os meus 16 anos.Coisa mais linda do mundo.
O do Jack eu não conheço.Vou procurar nos sebos.