21.11.06

Depressão

Hoje foi dia de eu encontrar pessoas com depressão. Na ida pro jornal revi um amigo que mora no Borba Gato. Ele é protético, trabalha em casa e ficou muito tempo sem trabalhar devido a uma lesão na mão.
"Tô com vergonha, Lukas ; não ando mais de bicicleta (ele tem uma Prosdócimo, com molejo) emagreci 48 quilos e acho chato depender do filho", disse-me ele, na época- há cerca de dois anos. Depois dessa fase de improdutividade, entrou em depressão e tem tomado remédios "pesados", segundo me disse hoje.
Aí, na volta, sentei-me ao lado de uma mulher desconhecida, e, no meio do caminho, ela puxou papo comigo (tio Lukas é muito bom pra atrair esse pessoal que precisa de uma palavra amiga). Não me lembro qual foi o mote pra gente iniciar a conversa. Mas o marido dela retirou um tumor no cérebro, o filho caiu fora e deixou tudo pra ela cuidar. " Estou indo ao Hospital do Câncer. Tenho depressão e tô tomando remédio. Sobrou tudo pra mim [cuidar do marido]. Eu não tinha isso [depressão]. Deus que me me perdoe mas era melhor que ele morresse. Minha vida ia mudar. Eu não aguento mais".
Conversamos mais um pouco a respeito da situação ;
ela de óculos escuros. Tenho certeza que tava com os olhos marejados.
Puxei a campanhia pra ela descer perto da AABB e ir a pé até o HC. Não aguentei e dei um abracinho nela, com os olhos cheios. Pra variar.

2 comentários:

Esileda disse...

As vezes, apenas um abraço ou uma palavra amiga já ajuda muito!

Anônimo disse...

É como eu sempre digo Lukas: você é o cara!!!!!