21.9.06

Ética

Lula não é candidato dos ignorantes
O Datafolha que acaba de ser divulgado impede que se diga, como vem ocorrendo, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, seja o candidato dos desinformados e ignorantes, supostamente menos sensíveis ao tema da corrupção e satisfeitos com os programas sociais.
Segundo a pesquisa, Lula tem 32% de apoio entre os eleitores com ensino superior e Geraldo Alckmin (PSDB), 36%. Ou seja, estão tecnicamente empatados. Pode-se dizer, a partir da pesquisa, que se fôssemos um país mais educado, Lula teria muito mais dificuldade de se reeleger.
Essa camada da população é mais antenada, não apenas lê, mas entende as notícias. Também pode-se dizer -e isso é o mais grave- que uma boa parte do país, mesmo na sua elite intelectual, não considera a ética uma questão relevante na hora de decidir seu voto. O que não se pode afirmar é que Lula não esteja dividindo, pelo menos até aqui, a simpatia entre os eleitores ditos formadores de opinião
(Gilberto Dimenstein)

2 comentários:

Anônimo disse...

O eleitor com este grau de estudo já teve acesso a informações dos dois candidatos. Se a ética do Lula é questionada o Geraldo também não é nenhum santo.
O Eleitor escolhe entre os dois, aquele que ele acha menos pior, já que nenhum dos outros candidatos decolaram.
Empate técnico entre os dois neste caso até é uma lógica.

Anônimo disse...

Com coisa que grau de instrução é sinal de competência, de honestidade, de dignidade.
É só ver entre os próprios candidatos, aos diversos cargos a serem preenchidos no próximo pleito, aqueles que possuem curso superior, onde cursaram, ou até mesmo, se cursaram.
Hoje o Brasil está cheio dessas faculdadezinhas de merda, onde qualquer um que pague entra e consegue o seu ddiploma, muitas vezes sem comparecer aos cursos.

Além do mais, a universidade perdeu o seu papel de formadora do intelecto e passou a mera formadora de técnicos.
Há que se fazer uma distinção entre formação escolar, conhecimento e sobretudo sabedoria.
Uma das pessoas de maior sabedoria que conheci era minha avó, de origem índia, nunca tinha frequentado um dia de escola.