26.9.06

1964

O filósofo Renato Janine Ribeiro, que já declarou voto em Lula, disse ontem à noite, no seminário "O Esquecimento da Política", que "há uma opinião pública expressa nas intenções de voto e uma opinião pública expressa na imprensa. São totalmente diferentes entre si".
Para a imprensa, "a maior parte da população pobre foi comprada por bolsas e não tem nenhuma preocupação ética, que é um apanágio apenas da classe média. Sustentar que a classe média e a classe rica são as únicas que se preocupam com a ética me parece colidir em demasiado com a realidade".
Ele lembrou 1964, quando a imprensa ajudou a demolir o Estado de Direito. O filósofo defendeu o ator Paulo Betti, que disse que "não se faz política sem meter a mão na merda". "Na nossa imprensa, o problema é a dificuldade dela com o espírito democrático. (...) É preciso aceitar as diferenças. Nossa imprensa tem muita dificuldade com isso. Se alguém hoje coloca em dúvida alguma afirmação que a imprensa faz, essa pessoa é denegrida imediatamente. Vejam o que houve com Paulo Betti. Ele simplesmente citou uma peça de Sartre, um dos maiores autores do século 20. Está sendo execrado".

Nenhum comentário: