18.8.06

Quem curtiu, curtiu




Tio Lukas si alembra que até por volta de 1990 era a maior manha andar pela cidade, mesmo de madrugada; levar a Isa lá na casa dela, na avenida Paranavai e voltar na sola até à Vila Esperança, por volta de uma hora da madruga, na boa. Tempo bom que não volta mais. Hoje a gente pensa bem antes de sair de casa, e quando sai não fica na boa e nem se diverte como seria o normal de 15, 20 anos atrás. E a coisa só tende a piorar, infelizmente.

Lembro também que, entre os anos de 1982 e 1995, era muito raro eu fazer cartuns mencionando a violência em Maringá. O bicho pegava mais nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Sei lá... Algo aconteceu e as autoridades -e nós mesmos- fomos nos acostumando de forma lenta e gradual. Aceitando esse novo tempo. Temível e com horizonte cada vez mais nebuloso.

7 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente eu não peguei essa época em Maringá. Mas muitos amigos contam da tranquilidade que "pairava" sobre a cidade. Acredito uma parcela de toda essa mudança seria a divulgação a nível nacional dessa tranquilidade toda Por exemplo, a nossa "querida e amada" Revista Veja, que há 6 ou 7 anos (Por favor noqueiro amigo, corrijam-me caso esteja enganado). E recentemente passou algo no Globo Repórter. Não moro mais em Maringá, mas das últimas vezes em que eu estive aí e andei pela cidade, percebi que está cada vez mais perigoso.

Anônimo disse...

Tempinho bom em que saia aquela brigas entre o pessoal do Alvorada contra a turma da Operária. Era só correria nas "brincadeiras dançantes" após um bate-boca. Ô saudade.

Anônimo disse...

A boa noticia é que se todos alianrem-se a coisa pode mudar, talvez não para a tranquilidade que era, mas com crimes menos cruéis. O que tem acontecido não é violência normal. Colocar fogo em cachorro e matar um rapaz a pontapés é coisa de maluco. Maringá é uma cidade rica, pode investir em segurança, escola, profissionalização das pessoas. Este é o caminho.

Anônimo disse...

rapaz,
eu acho que a televisão e até mesmo a internet tem um tanto a ver com isso.

Antes a gente ia brincar de bola na rua. Conhecia todos os vizinhos. Ia na casa dos amigos.

Hoje as crianças, e a gente mesmo, ficam o tempo todo em frente ao computador e não participam muito da vida no bairro. A televisão também deixou a gente muito preso em casa, vendo porcaria.

Sei lá, também a gente vive hoje num mundo muito egoísta.
Em resumo, a bosta tá só aumentando. E acho que já falei muita bosta por hoje.

Tchau que eu vou prá rua tomar uma. Aqui na Vila Esperança eu ainda conheço quase todo mundo.

Anônimo disse...

Tudo começou depois que o prefeito perfeito de nossa cidade anunciou onde pôde e onde não pôde que Maringá era a cidade mais segura do Brasil.

Perceberam o que aconteceu depois disso ?

Suas estratégias de marketing dão nisso !!!

Anônimo disse...

Me lembro desse tempo. Ia tomar sorvete com minha namorada la na Urso Polar da Pedro taques. A gente saia de lá as 2 da manhã e nunca vi encrenca. Tempo bom mesmo.

Anônimo disse...

Não é por causa do aumento dos crimes que vou deixar de sair de casa durante a noite. Jamais. Se isso acontecer, aí sim é que estaremos facilitando a vida dos bandidos.

Temos que continuar nossa vida como nos velhos tempos. Ficar preso em casa nem pensar. Prefiro ser roubado a ter que me trancar em casa.