28.5.06

Blogueiro iraniano

Da Folha de hoje.

Antes de dormir, logo que acorda, no meio do dia, de seu celular, dos internet cafés, Hanif Mazrooei, 27, faz o que cerca de 700 mil iranianos fazem: escreve em seu blog. Publica suas opiniões e fotos no diário virtual que mantém na rede.
Filho de um conhecido jornalista iraniano, Rajabali Mazrooei, preso diversas vezes por suas opiniões e hoje presidente da associação dos jornalistas de oposição, Hanif tem a idade da Revolução Islâmica e sabe os perigos de fazer críticas a ela.
Só não achava que o governo estivesse tão preocupado com o conteúdo de seu site, o Rouydad ("acontece", em farsi). Até o dia em que recebeu uma carta da polícia, se apresentou (com a mãe) e foi preso. Ficou nas mãos da temida polícia política iraniana por 66 dias, numa solitária, onde diz ter sido torturado.
O site foi tirado do ar. Solto, Hanif Mazrooei fez o que outros colegas seus fizeram na mesma situação: abriu outro blog, que leva seu sobrenome e o slogan "bloco de anotações sem leitores". Por enquanto, ainda no ar.

Nenhum comentário: