8.1.06

Afanaram o Furtado

O busto do deputado federal Heitor Alencar Furtado que enfeiava a já horrenda praça na entrada do conjunto Borba Gato foi furtado ( Ui!) no dia 28 de dezembro.
Sobrou apenas o pedestal. Devem ter levado pra vender como sucata, já que era de metal.
O treco era uma excrescência. Muito mal feito, o rosto e a barba torta, ridículo. A família deveria ter proibido de aquilo estar naquele local, que nem praça é. É um "redondo", sem infra-estrutura alguma: bancos, árvores, iluminação, como prometeu implantar o então candidato valter viana, na campanha para vereador em 2000.
Rápida biografia do pai do "busto":
Heitor Alencar Furtado era filho de Alencar Furtado, advogado cearense, e também deputado federal (MDB) que veio ao Paraná depois de ter sido cassado pelo AI-5 , em 77.
Heitor foi morto aos 26 anos pelo policial militar Aparecido Andrade Branco, o "Branquinho" quando dormia dentro de seu carro em um posto de gasolina, em Mandaguari, no dia 21 de outubro de 82.
Condenado a 30 anos, "Branquinho" teve sua pena reduzida à reclusão de 8 anos e 20 dias. Há quem afirme que a morte foi encomendada devido ao passado político do pai de Heitor, que batia de frente com o governo Geisel, na época. A versão da defesa é que o disparo foi acidental.
Curiosidade:
Em uma mensagem psicografada por Francisco Cândido Xavier, o pretenso espírito de Heitor Alencar Furtado inocentou e perdoou o assassino, Aparecido Andrade Branco, o "Branquinho". Embora admitida como prova durante o julgamento a mensagem não convenceu o juri e o acusado foi condenado por 5 votos a 2 a 30 anos de reclusão. Mas teve sua pena relaxada.
(postado por professor Firmino)

4 comentários:

Anônimo disse...

Hmmmmm. Eu adoro busto mas não desse aí de metal e de cimento.

Anônimo disse...

Alencar Furtado, o pai do Heitor, não veio do Ceará depois de cassado. Ele era deputado federal pelo Paraná quando foi cassado pela ditadura militar. Como não tinha mais o direito de ser candidato, botou o filho Heitor como candidato do MDB. Foi em 76 ou 77, a primeira vez que votei. E votei no Heitor. O Alencar pai era um coroão (pelo menos pros moleques da época) gente fina, boa praça, que juntava os votos da esquerda (!!!) maringaense dos tempos da ditadura época. Ele sempre vinha a Maringá pra conversar com a base.
Não sei o que o velho Alencar Furtado anda fazendo atualmednte. Só sei que está fora da política desde que foi cassado e o filho assassinado.

Lukas... disse...

Ô... Alencar Furtado (pai) é cearense, sim. Mora hoje em Brasília com a família e tá nem aí pra política.
As informações que peguei estão em um artigo do também ex-deputado Hélio Duque.

Anônimo disse...

Eu conheci o Heitor, tive a oportunidade de fazer 02 cursos de Política e economia, um em Belo Horizonte e outro na Faculdade Anchieta de SPaulo. Era um rapaz muito idealista, aos 19 anos sabia tudo de política e era um ferrenho defensor da Democracia social. Quase namorei com ele, só não deu certo porque eu já tinha namorado...rss. Tinha os os olhos de um verde profundo. Um rapaz muito inteligente, fantástico, a política brasileira perdeu um grande político.