16.12.09

O Rio não é Paris

Inspirado no modelo parisiense, o sistema de aluguel de bicicletas do Rio de Janeiro já apresenta um pequeno problema. Das 180 bicicletas distribuídas pelas 18 estações, todas em bairros da zona sul, como Copacabana e Leblon, 56 foram furtadas apenas na semana passada, entre quinta-feira e domingo.

A cidade de Paris conta com 34 mil bicicletas e cerca de 1500 pontos desde que o sistema foi implantado, em 2007. O serviço já conquistou muitos parisienses e turistas que, ao contrário dos ciclistas convencionais, pedalam pela cidade com suas roupas de passeio ou de trabalho, sem grandes adaptações para o "exercício.

6 comentários:

Helio Nudi disse...

Lukas, eu avisei, não ia dar certo hahahahah, isso é Brasil, não é a França, levaram na mão grande.

Anônimo disse...

Lukas, quantas bicicletas foram roubadas lá na França?
Ivan

Anônimo disse...

Huhuahuahaaa... aqui, quando Deus falou - Faça-se luz... os carinhas já tinham roubado toda a fiação, hahahaaaa...

O negócio aqui é bruto...

lukas disse...

Ivan,,, Dois anos depois, o programa enfrenta um problema que põe em risco sua continuidade: 80% das bicicletas já foram depredadas ou roubadas (a maioria depredada ´pr moradores dos subúrbios pobres, muitos deles imigrantes com dificuldades de adaptação, que se sentem marginalizados pela sociedade. As bicicletas que integram o Vélib se converteram em alvo de seu ressentimento. Como a maior parte dos 400 quilômetros de ciclovias disponíveis em Paris está na região central e glamourosa da cidade, as bicicletas são associadas ao estilo de vida que eles chamam de "burguês boêmio". Em outras cidades, como Barcelona e Copenhague, a porcentagem de depredação e roubo não chega a 10% da frota das bicicletas de aluguel. O prejuízo não é pequeno. Cada bicicleta do Vélib, fabricada especialmente para o sistema e com estrutura reforçada, custa 3 500 dólares. a empresa concessionária do Vélib conserta 1 500 bicicletas por dia.
(fonte:Planeta Sustentável-11-11-09).
A coisa lá também não é diferente.

Anônimo disse...

Valeu Lukas. Obrigado.
Ivan

Anônimo disse...

Estive recentemente em Barcelona, e lá tem ponto de bicicleta em todos os bairros da cidade, mesmo os mais distantes; geralmente ao lado de uma estação de metrô tem um ponto, o que facilita a vida dos barcelonistas,,, e lá, pelo que percebi, o sistema funciona bem.