31.10.08

Perdão, leitor


Cartunzinho


Cabeça de coluna (2005)


Feijoada econômica

Do meu amigo Noca, de Sabáudia, sócio majoritário deste blog, recebo essa receita ma-ra-vi-lho-sa de uma feijoada super-econômica.
Ingredientes:
1 calça jeans
1 livro velho
1 mesinha de centro
20 a 30 carocinhos de feijão
1 lata de banha
Modo de fazer:
Vá até o salão paroquial e recolha do chão o feijão que o pessoal derruba no chão na hora de marcar o bingo (tômbula). Depois vá até a porta da igreja e cate o arroz usado na despedida dos noivos, que é pra acompanhar a feijoada e dar sustança;
Arranque a etiqueta de couro da calça jeans e coloque pra ferver na lata de banha.
Junte as "orelhas" do livro, dois pés da mesa de centro e o feijão.
Quando o caldo estiver engrossando, chame a molecada e sirva com arroz e farinha de mandioca (manioc flour).

Cartunzinho


Duas caras

O PPS simplesmente assassinou toda a tradição de luta do antigo Partido Comunista. Deturpou conceitos, virou casaca e passou a fazer o jogo sórdido da direita, lambendo os escrotos purulentos daqueles que colaboraram para torturar e matar os rebeldes vermelhos das décadas de 60 e 70.
Mas vale uma visita ao tempo pretérito.
Nos anos de chumbo, Freire passou incólume como procurador autárquico do IBRA, numa época em que muitos de nós servíamos de cobaias para testes de reação a eletrochoque ou afogamento. No governo FHC, virou um inseto "fisiológico", líder da chamada "bancada da madrugada", oposição de fachada durante o dia, aliada estratégica nos horários de recesso.
Freire foi o golpista que apareceu em todas as emissoras de TV, em 2.005, repetindo o bordão: "o governo acabou". Como um papagaio lesado, alçava a voz numa declaração que mais expunha seu desejo do que a realidade.
A história mostrou que Freire estava errado. Como humildade é virtude que não conhece, o político pernambucano jamais fez seu necessário ato de contrição. Segue por aí, de gabinete em gabinete, mascateando vergonhosamente suas migalhas de apoio oposicionista.
As pessoas de bem não têm dúvida: Freire constitui-se em expressão máxima de um jeito conveniente de fazer política, em que a renúncia moral é recompensada pelos mimos da direita e dos barões da mídia. (Mauro Carrara)

Piratão

Não tem jeito. Ontem estávamos no Bar do Zé (esquina da Néo com a Duque- eu recomendo) quando apareceu um vendedor de dvd pirata. 4 pilas cada. Comprei D-War e outro com 6 desenhos da Disney- Mogli; Fantasia; A Dama e o Vagabundo, etc.

30.10.08

Pra ler

A incursão ditatorial e fascista dos EUA no Oriente Médio, que se deu através da força e foi produto do delírio de Bush, desviou seu governo belicista de importantes assuntos internos, tornando o presidente americano um senhor da guerra que deixou a economia degringolar apostando no controle da humanidade através de seus exércitos. Deu no que deu. Leia na íntegra
Eduardo Guimarães
Nota do tio Lukas: Eduardo Guimarães é vendedor de auto-peças e dá de mil a zero num mundaréu de jornalistas pelaí.

Seja sincero!


Ajuda

O Presidente Lula assinou ontem, quarta-feira, uma Medida Provisória doando alimentos a quatro países da América Central.
A MP assinada pelo Presidente prevê a doação de 45 mil toneladas de arroz, duas mil toneladas de leite em pó e meia tonelada de sementes de hortaliças.
Os alimentos serão enviados a Haiti, Honduras, Jamaica e Cuba.
O Brasil já havia oferecido ajuda humanitária para países da América Central depois que furacões e tornados provocaram destruições na região.

Tadinho

Vocês já conhecem a história do mais tristonho cachorro-quente?
Não? Pois então preparem-se para ficar emocionados
.


29.10.08

Um gênio

Chegou hoje o nº38 dessa coleção. Pena que tá acabando (Vai até o 40). Carl Barks, Deus o abençõe, meu velhinho.

Vai c... assim lá na China

Que coisa mais do outro mundo. Duas ruas pra baixo do barraco estão fazendo uma casa (?) enorme. Sabe quantos banheiros serão construídos? 14 banheiros!! Isso mesmo: 14 banheiros. Haja barro nessa família.

Nosso presidente em 2010

De leitor da folha de sampa desta terça-feira.
"O excelentíssimo governador José Serra recebeu em seu gabinete o senhor Paulo Serdan, presidente da Mancha Verde. Todos sabemos que hoje as tais torcidas organizadas são exemplos claros de incentivo e prática da violência dentro e fora dos estádios.
Isto posto, eis um raciocínio tão simples quanto alarmante: José Serra recebe em seu gabinete aquele que incentiva a violência, mas se nega a receber aqueles que fazem das tripas coração justamente para nos proteger da violência: os abnegados policiais civis do Estado."

Como funciona a Bolsa

Estava-se no outono e, os índios de uma reserva americana perguntaram ao novo chefe se o inverno iria ser muito rigoroso ou se, pelo contrário, poderia ser mais suave.
Tratando-se de um chefe índio mas da era moderna, ele não conseguia interpretar os sinais que lhe permitissem prever o tempo, no entanto, para não correr muitos riscos, foi dizendo que sim senhor, deveriam estar preparados e cortar a lenha suficiente para aguentar um inverno frio.

Mas como também era um líder prático e preocupado, alguns dias depois teve uma idéia. Dirigiu-se à cabine telefônica pública, ligou para o Serviço Meteorológico Nacional e perguntou: "O próximo inverno vai ser frio?" "Parece que na realidade este inverno vai ser mesmo frio" respondeu o meteorologista de serviço.
O chefe voltou para o seu povo e mandou que cortassem mais lenha. Uma semana mais tarde, voltou a falar para o Serviço Meteorológico: "Vai ser um inverno muito frio?" "Sim," responderam novamente do outro lado, "O inverno vai ser mesmo muito frio".

Mais uma vez o chefe voltou para o seu povo e mandou que apanhassem toda a lenha que pudessem sem desperdiçar sequer as pequenas cavacas. Duas semanas mais tarde voltou a falar para o Serviço Meteorológico Nacional:
"Vocês têm a certeza que este inverno vai ser mesmo muito frio?" "Absolutamente" respondeu o homem "Vai ser um dos invernos mais frios de sempre."
"Como podem ter tanto a certeza?" perguntou o Chefe. O meteorologista respondeu "Os índios estão cortando lenha que nem uns doidos."

É assim que funciona o mercado de ações. (Via Carlinhos Medeiros)

Demissão

O jornalista Sidney Rezende, com 23 anos de rádio, fundador da rádio CBN das organizações Globo, foi demitido.
O motivo? Alguma notas que ele postou em seu blog , pró-governo e algumas criticando jornalistas e oposição. Rezende não é governista, até porque também critica Lula. Mas, ele é um obstáculo ao projeto "Serra 2010".
Uma vergonha.

28.10.08

Orwell

Chegou pelos Correios, há pouco, o livro A Caminho de Wigan, de George Orwell, autor de 1984. O livro, longe de ser uma obra de ficção, é reportagem que mostra uma série de nítidas e cortantes descrições da minas de carvão da Inglaterra dos anos 30. Fala do desemprego, da desnutrição e do superpovoamento das áreas de trabalho.
Na obra, como em 1984, estão presentes a mesma atmosfera irrespirável, o mesmo aniquilamento do homem por sistemas sociais e regimes políticos injustos.
A semana tá garantida.

Moças abstêmias

Isa e seu leque. Notem que não tem nenhuma cerveja na mesa. Estão pensando o quê? Que ela toma cerveja?
Vânia e dona Ilda, na lanchonete Beira Rio, no Ivai. Reparem na garrafinha de água. Nenhuma cerveja na mesa. Estão pensado o quê? Que ela bebe?



Domingão

Nóis, na volta do rio Ivai, parados no bar do Carlinhos, em Floresta, logo após o temporal danado do domingo à tarde.
Tio Lukas, Isa, Vânia, Dio e dona Ilda; proprietária da lanchonete Beira Rio, lá na ponte, e mãe do Carlinhos- que não aparece na foto justamente porque ele é quem está clicando.
O noqueiro mais arguto, com olhos de lince, pode reparar que tem uma cerveja em cima da mesa.
A gente não ia beber, mas... insistiram...

Coisa medonha

Quem ouve Merval Pereira na CBN fica em dúvida. Eu, quando ouço, por acaso, fico pensando:
A) Ele toma um litro de uisque antes de fazer o comentário.
B)Bebe um litro de uisque e fuma 1 quilo de maconha antes do comentário.
C) Bebe um litro de maconha e fuma dois quilos de uisque antes do comentário.
D) Fuma um comentário e bebe dois comentários.

Os Melhores do Mundo

Chupei do Bar do Bulga. Fazia tempo que eu não dava tanta risada.

Aí é mais caro

O homem da hora, Toledo, apresenta o Almanaque do Toledo, na rádio Atalaia, das 5 às 9 da manhã. Tio Lukas fica ligado das 5 às 8:30. Eu si divirto. Ele e o sonoplasta Miojo fazem graça o tempo todo. Noves fora que o Toledo toca músicas maneiras e todo o dia tem Luiz Gonzaga. Miojo (Reinaldo Pinheiro) usa uns termos que é de matar. Muito legal. Miojo tem um blog (http://www.reinaldopinheiro.blogspot.com/) . De noooooite!!

Óia o rolo

O samurai chega em casa, cansado. Vai dar rolo
É o fim do mundo!

Piadinha besta

Um homem estava em coma há algum tempo. Sua esposa ficava à cabeceira dele dia e noite. Até que um dia o homem acorda, faz um sinal para a mulher para se aproximar e sussurra-lhe:
-Durante todos estes anos você esteve ao meu lado.
-Quando me licenciei, você ficou comigo.
-Quando a minha empresa faliu, só você ficou lá e me apoiou.
-Quando perdemos a casa, você ficou perto de mim.
-Quando perdemos o carro, também estava comigo.
-E desde que fiquei com todos esses problemas de saúde, você nunca me abandonou.
-Sabe de uma coisa?
Os olhos da mulher encheram-se de lágrimas.
-Diz amor...
-Acho que você me dá azar. Vaza!!

27.10.08

Eita domingão danado!

Tava até esquecendo; Ontem fomos num botecão e restaurante pertinho da ponte do rio Ivai. Praticamente em cima da ponte. Chegamos, Isa, Dio,Vânia e eu, às 10 da manhã e ficamos até às 5 da tarde, quando acabou o temporal. O vento derrubou três árvores na nossa frente, na beira do rio. Deu medo.
Comemos peixe e tomamos cerveja e água mineral o dia inteiro, que nem condenados. O nome do lugar é Beira Rio. Dona Ilda e o filho, Carlinhos, são os proprietários. Gente finíssima que pode tirar o zóio. Eu recomendo o local.
Não contentes, passamos em Floresta e paramos no bar que Carlinhos tem na cidade. Tomamos mais cinco e voltamos pra Maringá. (Meu pai!).
Mas, AINDA NÃO CONTENTES, compramos oito latinhas no posto do Borba Gato e fomos pro barraco ouvir New Order e Depeche Mode até às à meia-noite.
Só por Deus.

Os ovos quadrados

Lá embaixo, numa postagem, coloquei a capa de Perdidos nos Andes, de Carl Barks. Donald e sobrinhos vão parar em Quadradópolis, onde as galinhas botam ovos quadrados (tudo lá é quadrado) ; formas esféricas são proibidas. Depois de fazerem bolas de chicletes, consideradas um sacrilégio, os sobrinhos do pato são obrigados a fazer as mesmas quadradas, sob a pena de serem sacrificados. Olha a sacada do Barks. (Versão em inglês e português). Clique pra ampliar


Cartunzinho


Marx tinha razão

“Na sua análise do capitalismo, Karl Marx tinha razão”, afirma o arcebispo de Munique, Reinhard Marx em entrevista concedida à revista Der Spiegel.
Para ler mais:
A financeirização do mundo e sua crise. Uma leitura a partir de Karl Marx

26.10.08

Elite paulistana

As duas declarações abaixo, absurdas, mas verídicas, revelam bem a visão mesquinha da chamada classe média paulistana. Foram dadas, com a maior franqueza, por vizinhos do bairro da Bela Vista, na região central da capital paulista, quando Marta Suplicy ainda era prefeita.
Elas ajudam a explicar por que Gilberto Kassab, representante do que há de mais conservador na política, deu de goleada neste bairro, venceu o primeiro turno e, segundo as pesquisas, deverá se sagrar o vitorioso neste domingo, salvando o oligárquico Demo da total falência.
Por Altamiro Borges - Vermelho. (Clica aí e leia na íntegra)
- “É um absurdo investir tanto dinheiro público em teatros luxuosos e em piscinas aquecidas nos CEUs do fundão da periferia. Aqueles nordestinos não têm cultura e vão destruir tudo”. Chilique de uma especialista na área de saúde e estética.
- “Eu fico puto com estes corredores de ônibus. Gastei uma fortuna no meu carro e ele anda mais devagar do que os ônibus. Parece que a prefeita privilegia quem não tem carro”. Desabafo de um ex-gerente de uma multinacional do setor de alimentação.

Mães de mentira

A campanha de Gilberto Kassab (DEM-SP) usou como figurantes dos comerciais do Mãe Paulistana mulheres que nunca foram atendidas pelo programa. As gestantes, que não dão depoimento, mas aparecem em várias cenas dos anúncios, foram convocadas para o teste de vídeo por e-mail, por participarem de e-groups sobre parto e gravidez.
Uma delas, de Campinas, teve o filho em hospital particular e, no comercial, recebe um bebê das mãos da enfermeira da rede pública -mas ainda estava grávida quando a cena foi gravada. Na convocação por e-mail, a produtora GW oferecia cachê de R$ 500 para as mães e de R$ 400 para os bebês.
(Luiz Favre)

25.10.08

Família Guimarães


Vou parar de fazer cartuns

Já há alguns anos a Isa faz pão integral para nosso consumo, geralmente cinco. Um ou dois da fornada a gente dá pra alguém, porque é muito pra nós. A produção é semanal.
Mas não que ontem ela fez nove e VENDEU seis deles na academia onde ela faz ginástica!?
O treco é bom mesmo: farinha integral (90%) ; farinha comum (10%) ; linhaça; fermento e farelo de trigo. Tudo comprado numa loja lá na Santos Dumont.
Aconteceu de uma moça pedir um (ela ia dar o pão, mas ela inssistiu em pagar). Daí rolou o papo entre o pessoal e deu nisso.
Caso as vendas aumentem, cartum nunca mais.

Coisa de gênio

Recebi ontem da minha mana que está nos esteitis. Uma das melhores aventuras de Donald, criada e desenhada pelo grande Carl Barks. São 32 páginas memoráveis. O pato trabalha em um museu como faxineiro e, quando vai limpar a seção de pedras antigas, derruba uma quadrada e descobre que é... um ovo.
Os museólogos o envia juntamente com o sobrinhos para os Andes, de onde veio a "pedra". Lá eles descobrem Quadradópolis e suas galinhas quadradas. No local não é permitido formas redondas e logo no início da HQ Barks coloca os garotos viciados em fazer bolas de chicletes. Já dá pra imaginar o rolo lá na frente.
Fugindo da cidade, os quatro pegam ovos e duas galinhas para levar a Patópolis.
Os ovos eles comem no caminho durante a longa viagem e, no museu, descobre-se que as galinhas são... galos.

24.10.08

Merchan

Pra acabar

Meu Pai eterno!! Adoniram Barbosa e Elis Regina, quando ela chegou do Rio Grande do Sul pra fazer o maior sucesso. Que coisa maravilhosa.

Ah! Dá um tempo!

1. Eu acredito que se algo valha a pena ser feito, isso já teria sido feito.
2. Eu nunca devo me movimentar rapidamente, exceto para evitar mais trabalho ou para encontrar desculpas.
3. Eu nunca irei assumir um trabalho sem uma gigantesca ponderância preliminar.
4. Eu devo estabelecer todos os meus limites de entrega de trabalho proporcionalmente ao quanto eu irei sofrer se eu não os entregar na data requerida.
5. Eu acredito firmemente que o amanhã irá trazer a possibilidade da utilização de novas tecnologias, descobertas impressionantes e, as quais, irão tornar minhas atividades mais simples. Prefiro aguardar mais um dia, do que me ferrar fazendo algo hoje.
6. Eu nunca esquecerei que a probabilidade do acontecimento de um milagre, mesmo que seja muito pequena, não é zero.
7. Caso eu não obtenha sucesso na primeira tentativa, sempre haverá o ano que vem.
8. Eu devo sempre decidir se eu não quero decidir, a não ser, é claro, que eu decida mudar de idéia.
9. Eu obedeço a lei das desculpas inversas, que diz que quanto maior é a tarefa dada, mais insignificante é a prioridade do começo da mesma.
10. Eu sei que o ciclo de trabalho é planejamento/começo/final, mas eu prefiro espera/planejamento/planejamento.
11. Eu nunca deixarei para amanhã, o que eu posso esquecer para sempre.
12. Eu serei membro do lendário Clube da Tartaruga de Duas Cabeças (a Sociedade dos Procrastinadores) se algum dia eles se organizarem.

Bulga & Lukas Productions

Do Marcelo Bulgarelli eu nem falo nada que o cara é um gênio, mas, eu, nasci fadado ao fracasso como produtor, ator, roteirista e diretor de filmes.

Estamos, Bulga e eu, bolando um filme de terror bem trash que vai rolar aqui no quintal do barraco.
Como parceiros de blog fomos uma negação. OS RABUGENTOS foi pro pau em dois meses. Falta de tempo de ambos.
Quanto ao filme eu já criei dois sketches que achei bem bacanas. Vamos ver se o filho da mãe colabora. Acho que com uns 10 ou 12 cacos a gente faz uma coisa legal. Imagino que deve ficar pronto lá pra janeiro ou fevereiro. Tudo pra passar o tempo. Tosquice total, mas...

Estamos aceitando idéias, desde que sejam malucas.

Rainha


O Presidente Lula e o rei da Jordânia assinaram 12 acordos de cooperação nas áreas agrícola, educacional, cultural, econômico-comercial e de turismo, durante a visita do rei da Jordânia, Abdullah II, e a Rainha da Jordânia, Rania durante a cerimônia em Brasília.
Olha o tamanho da rainha, noqueiro!!! Eu assinava o que ela quisesse.

Cartunzinho


Agota Kristof

Um Caderno e Tanto é uma das coisas mais geniais que já li. A mais absoluta objetividade, uma frieza cortante, quase nehum adjetivo, nada que possa parecer sentimental. Essa é a regra que os dois meninos gêmeos, narradores-personagens do romance, utilizam para registrar em um caderno a coleção de atrocidades pelas quais passaram.
Dois corpos, uma só pessoa indiferenciada, é a besta-humana solta no mundo.
Havia uma guerra e eles foram levados para refugiar-se no campo, na casa da Avó, conhecida no povoado como A Bruxa.
A violência estabelecida a sua volta, eles precisam aprender a defender-se, é a lei da sobrevivência- com o temo não há Mal, nem Bem, que lhes seja impossível realizar.
A Húngara Agota Kristof criou dois pequenos monstros, irrecuperavelmente malígnos. Este seu primeiro romance (1986) foi considerado pela crítica e pelo público, uma verdadeira obra-prima.
Na verdade, a saga dos gêmeos Lucas e Claus-
Um caderno e Tanto, A Prova e A Terceira Mentira- formam uma trilogia.
Desde que se separaram, aos quatro anos, no dia em que o exército inimigo baleou o pai, os gêmeos passaram a vida a procura do outro. Desencantados com a vida, eles transformam a farsa, a mentira, o ceticismo, a amargura e a angústia em armas com as quais possam lutar contra o vazio que os persegue.
Agota também escreveu o belíssimo Ontem.
"Hoje recomeça a corrida imbecilizante. Levantar às cinco horas, tomar o ônibus, bater o ponto, fazer sempre o mesmo buraco na mesma peça. E ganhar exatamente o dinheiro necessário para comer, morar em algum lugar, poder recomeçar a corrida amanhã"- do personagem Sandor Lester.

Sexta maneira

Sexta-feira com três coisas boas:
*Colhi trocentas jabuticabas num pé do quintal que é menor que eu. Colhi sentado.
*Chegou Noite na Taverna, do Álvares de Azevedo e Um Caderno e Tanto, de Agota Kristof, que pedimo pela Internet.
*Saiu a moto Biz que estamos pagando no consórcio Araucária. O cara ligou agora há pouco.

Quanto aos livros: Tio Lukas indica o site Estante Virtual, de onde fizemos o pedido. Muito bom e honesto. Pedimos, e em uma semana chegaram os livros. Recomendo.
www.estantevirtual.com.br/

Crise econômica esfria negócios


Os EUA

(...) Mas essa recessão, que considero o início de uma profunda depressão, já era esperada. E não poderia ser diferente, começou no país símbolo do capitalismo, os Estados Unidos da América. É de lá que surgirão as maiores crises mundiais, pois são eles os promotores da fome, das guerras, do terrorismo, da emissão de gases poluentes e das intervenções escravocratas, sempre sob a pecha mentirosos da promoção e defesa da “democracia”.
Na reunião do G-8 (os oito países mais ricos do mundo às nossas custas), Bush solicitou a presença de Lula. Tudo bem, Lula vai dar uma ótima contribuição, mas por que não chamaram Fidel Castro? Ele explicaria melhor o porquê da crise e como atenuá-la. Ele tem autoridade para dizer aos países mais ricos do mundo porque o capitalismo está em estado terminal, na sua forma mais cruel e desumana.
O fim está próximo, entretanto, a Casa Branca insiste em dizer que a cúpula financeira vai reformular e fortalecer o capitalismo. Você acredita? Veja aqui. (Carlinhos Madeiros)

23.10.08

Kano

Curti muito isso no início dos anos 1980. (fone de ouvido aí!)

Censura no Casa

Eu não gosto de intervir nas postagens do Jacomino Pires, mas, agora há pouco, eu tive que cortar o barato. Chamou o apresentador Léo Jr. da Band de vendido, baba-ovos, babaca, inepto, incompetente, boçal e analfabeto funcional. Além de óutras coisas.
O CASA não concorda com Jacomino Pires, e a gente não pode publicar essas coisas. Vamos pegar leve nesse povo aí, Jacomino.

156- vamos denunciar e reclamar

A gente dá umas cutucadas nos políticos (no bom sentido) até porquê é necessário; e não existe cartum a favor dessa turma e nem pra ninguém.
Mas, vamos tirar o chapéu para a Ouvidoria da Prefeitura- fone 156. A moça que me atendeu foi muito simpática e atenciosa. Senti firmeza.

Boa idéia

Eu pensei nisso ontem quando fui na horta comunitária do jardim Universo. O Toledo teve a mesma idéia e falou hoje em seu programa da rádio Atalaia. A Prefeitura deveria colocar placas nas 12 hortas comunitárias da cidade, tipo "Horta Comunitária de Maringá".
Acontece que muitas pessoas passam em frente e podem achar que é particular e nada é vendido no local.

Na China é assim



Veja esse caso de sequestro na China. Por causa de um recado num famoso site de relacionamentos chinês, um homem invade um apartamento em um bairro pobre de Pequim, e faz 2 jovens como reféns. Poucos minutos depois a polícia chega, junto com a imprensa.

Ele faz 3 exigências, os policiais pedem calma. Leia Mais »

Placa motivacional


Rádio

Programa muito legal que eu não perco nunca é o Almanaque do Toledo, na rádio Atalaia. Começa às cinco da matina e é muito massa. Eu dou risada com ele. O sonoplasta Reinaldo Pinheiro, o Miojo, que também trabalha na CBN, é uma figura. Os dois, Toledo e Miojo, têm uma grande presença de espírito e fazem uma parceria bacana.
Eu si divirto.

22.10.08

Que coisa linda

Hoje conheci a horta comunitária no jardim Universo, quase ao lado Contorno Sul. Fomos bem cedinho. Que coisa mais linda. A água vem de um poço artesiano (128 metros!) e não se usa nenhum tipo de veneno. Compramos cenoura, alface, cebola de cabeça, cebolinha...
Conversei um tempão com o Mazzola e seu João. Disseram que o Evandro Jr, vereador eleito, vai entrar com projeto criando uma área, ao lado da horta, para eles plantarem laranja. Tomara que dê certo.

Cartunzinho


Três cães selvagens atacam um jacaré

Meu Deus! Que batalha sangrenta!

21.10.08

Para a Globo, morte de Eloá teve final feliz

Conforme afirmei ontem aqui, na Globo o show da alegria com os órgãos da menina Eloá já começou. O Brasil não viu, mas passou no SPTV, segunda edição, essa matéria incrível do repórter Márcio Canuto, diretamente do bairro Paraíso (será coincidência?), numa euforia total com a família da jovem que recebeu o coração de Eloá. Tudo isso no mesmo dia do velório e enterro do corpo da jovem [Atualização: O enterro aconteceu apenas na manhã desta terça, o que torna ainda pior a eufórica reportagem], seqüestrada e assassinada pelo ex-namorado, com o auxílio cúmplice da incompetência da polícia de Serra. Ou seja, o infeliz desfecho do seqüestro de Santo André está se transformando num show com final feliz (o que é dito, com todas as palavras, no final da reportagem).




(Antonio Mello)

20.10.08

Laid Back

Essa eu também duvido que o Rigon não rolou na época em que ele era DJ. A bagaça é de 1981.Fone de ouvido!!! Onde estão meus fones de ouvido??!!!!

Ray Parker Jr.

Outra porrada do início dos 1980. Nem precisa dizer do fone de ouvido, né?

Raydio

Som maneiro de 1978. Fone de ouvido sempre!

Tadinha


Ah, a mídia

Na segunda-feira (13/10), o Brasil recebeu a notícia de que um rapaz de 22 anos estava fazendo refém sua ex-namorada, de 15 anos. Foram inúmeras reportagens sobre Lindemberg Fernandes Alves, um rapaz trabalhador, que não bebe, não fuma, tem dois empregos para ajudar a família.
Com o passar das horas, o rapaz foi sendo narrado como um criminoso seqüestrador desequilibrado.
Diante disso, uma gama de profissionais passou a ser entrevistada: psiquiatras, advogados, especialistas em segurança, psicólogos, criminalistas foram submetidos a perguntas do tipo "o que o rapaz estava pensando quando entrou no apartamento?", "qual o objetivo dele ao colocar uma camisa do São Paulo na janela?". E por aí ia um festival de sandices.

No segundo dia, o rapaz falou com uma emissora de TV e o espetáculo ficou mais dantesco quando apresentadores José Luiz Datena e Sonia Abraão chegaram a bater boca no ar para decidir quem tinha a equipe de reportagem mais competente, quem fazia um jornalismo mais ético.
É possível?
A partir daí, entrevistados, apresentadores, pastores passaram a falar com o rapaz por intermédio da televisão. Ao mesmo tempo, vários comentaristas de segurança (nova denominação para repórter policial) começaram a repetir a seguinte frase "este rapaz está fazendo um passeio pelo Código Penal", enquanto outros estimaram a pena dele em 40 anos.

Considerando que no contato telefônico o rapaz deixou muito claro que seu maior medo era ir para prisão e levar tiros, segundo suas próprias palavras, não seria uma questão ética evitar comentários sobre a punição que ele iria sofrer ao sair de lá?
Era de conhecimento de todos que ele estava assistindo televisão e ouvindo tudo. Não seria prudente evitar esse tipo de comentário com o objetivo garantir o sucesso da operação?
Em relação à imprensa, qualquer questionamento de seu papel nisso tudo é respondido pela seguinte frase: "Estamos fazendo nosso trabalho". Vocês acreditam que é possível fazer jornalismo nos meios de comunicação de massa de forma diferente, mais humana e com mais respeito?
No meio de uma agonia como um seqüestro, cárcere privado, ou o " mano que pegou a mina para provar seu amor". Muita gente ficou na expectativa do desfecho. Diante do final mortal desse fato (estou escrevendo as 14h54 de sábado, 18, e Eloá não foi dada como morta, mas viver em estado vegetativo é estar viva?) abriram-se várias rodas de conversas, dentro delas especialistas em segurança, promotores, psicólogos, o diabo a quatro.
Coletivas sendo cobertas, frases feitas, questionamentos constantes e um bocado de lamentos e condenações.
Afinal, nessa muvuca alguém vai confrontar o trabalho da imprensa? Alguém vai "cortar na própria carne"? Alguém vai admitir que não tinha preparo e mesmo assim falou com uma pessoa desequilibrada que mantinha reféns?
Alguém vai tomar do remédio amargo do fracasso e vai dizer que não deveria ter dado tanta notoriedade para um rapaz que estava ameaçando pessoas? Alguém vai admitir que nessa infindável procura por "furos" a dita ética jornalística foi pras cucuias? Alguém admite que com o estandarte do "Essa é a função do jornalista" todos os limites éticos, morais, pessoais, civis, políticos, econômicos que sejam respeitados ou/e desrespeitados são coisas justificáveis?
E são?
Ana Maria Peterson é professora
(Do VERMELHO)

Fujam pra o divã!


Macaco, olha o teu rabo.

Os 4 cavaleiros do apocalipse da mídia brasileira estão com o mesmo discurso: o fracasso do neoliberalismo não é do neoliberalismo, é da falta de confiança e credibilidade. Como é fácil apontar os erros dos outros e mascarar as próprias burradas!
Não falam na falta de confiança e credibilidade dela própria. Mais do que incompetência ou omissão, a mídia foi burra. E continua sendo. Com a arrogância comum dos medíocres.
Se o governo aceitasse as críticas, comentários e sugestões dessa mídia, o Brasil hoje estaria em guerra contra a Venezuela, a Bolívia, o Equador, o Paraguai e a Argentina, porque os governos desses países não são como essa mídia; não ficam de quatro para o Tio Sam.
Os governantes desses países, então, são carimbados como terroristas, perigosos, loucos etc.
E o Bush o que é? Quem fez e faz mais estragos no planeta do que esse pilantrinha que fala fanho?
O Sr. Civita (da Veja) já explicou que o público dessa revista fica insatisfeito quando ela não faz acusações, denúncias sem provas etc. contra o governo e contra o Lula. Por essa lógica, se o público exigisse mais matérias defendendo a pedofilia, ela obedeceria? Seus responsáveis não possuem aquele ingrediente chamado ÉTICA? Do Sr.Com

Tudo a ver

De leitor da folhina de sampa desta segunda-feira:

"O desfecho do resgate das adolescentes Eloá e Nayara tinha tudo para dar errado. De um lado, valorosos e experientes policiais do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) tentando a rendição do delinqüente. De outro lado, emissoras de televisão -desesperadas em disputar a audiência- mostrando cada passo da polícia, inclusive a posição de cada atirador de elite e as possíveis formas de invasão do apartamento, com comentários de "especialistas em segurança".Tudo isso desconsiderando o fato de que no apartamento havia energia e um televisor ligado. Quanta irresponsabilidade!"

19.10.08

Coisinha tosca

O meu amigo Noca, de Sabáudia (sócio majoritário desse blog) me enviou essa animação feita nas coxas pelo seu filho caçula de 11 anos. Salvo engano foi feita com Paint Brush

Turmona legal

Tarde/noite na casa do tio Lukas.Marcelo Bulgarelli videou.

Leite Moça

Ilustração feita pela Elivânia, em 1982. Vânia aparece num post abaixo ("AMIGAS"). Não quis enveredar na carreira de desenhista e hoje trabalha no Banco do Brasil. Vânia é um doce de moça.

18.10.08

Minha nossa!

Roberto de Paula e Simone Labegalini; Marcelo Bulgarelli e Aninha; Dio e Vania; Claudio Viola; Josi Costa Costa e Elenir Maria. Todos, ao mesmo tempo, juntos, aqui no barraco, nessa tarde de sábado.
É muito pro meu coração. E mais ainda pro meu fígado.

Tadinha

A rainha Elizabeth 2ª perdeu cerca de 37 milhões de libras (47,5 milhões de euros) com a queda de seus investimentos na bolsa devido à crise financeira.
A rainha tinha em abril uma fortuna cifrada em 320 milhões de libras (411 milhões de euros), que incluía 100 milhões de libras (128 milhões de euros) de sua bolsa de investimentos.

Comentário do noqueiro: "Eu quero é que se foda!!"

Tarefa

Eu nem me importaria de ter que ir em favelas ou guerrear contra os meu próprios colegas de trabalho, se de tempos em tempos eu tivesse que abordar um grupo desses.

17.10.08

Utilidade pública

Está desaparecido desde 21/08/2008 GILMAR GERMANO DA SILVA , meu amigo Gilmarzinho, morador lá do Borba Gato. Recebo e-mail de parente próximo e divulgo.
Ele estavaa trabalho em Contagem -MG, quando passou mal e foi internado em um hospital de onde
simplesmente desapareceu deixando roupas e documentos. Ele pode estar com problemas de memória.
Altura: aproximadamente 1,65 m
Olhos: Castanhos
Pele: Clara
Cabelos : levemente grisalhos
Idade: 44 anos (11/10/1964)

Contatos:

email: isabelcreado@hotmail.com
telefone; (44) 3259-1936
Endereço: Rua Das Tipuanas, 1077 - CEP 87060-130-
Conjunto Borba Gato - Maringá - PR

16.10.08

Amigas

Vânia, Isa e Dio. Só faltou a foto das 4 caixas de latinhas que nós tomamos juntos durante o domingo passado (hic!). Vânia e Isa se conhecem desde os 13.
Se reencontraram recentemente, 20 anos depois. Gentes boas, Dio e ela, que só vendo.

Só não vê quem não quer- uma vergonha

Lembre-se: Criticar a imprensa escrevendo para os colunistas de jornais não dá nenhum resultado. Seu e-mail e deletado e ponto.
Escrever para Ombudsman de jornais, afim de reclamar das matérias publicadas, só serve, se você está querendo fazer amizade para tomar cafézinho com ele (eu já fui convidada várias vezes. Não aceito por eu ter lado; sou oposição
Não é de agora que a imprensa brasileira apresenta-se como um partido político. E como que a imprensa – e de modo mais amplo a mídia – transformou-se num partido. A resposta é simples: através da manipulação das informações sobre a realidade dos fatos.
É preciso primeiro saber como se dá a manipulação da informação, transformando-a em consenso, em opiniões no lugar de fatos. Nós não temos a imprensa para informar, mas para dar noticias. Noticias escolhidas a dedo com propósitos alienadores ou manipuladores.
No Brasil a mídia age como partido político. A Folha de S.Paulo é o órgão oficial do PSDB. (Helena)

Enviei e-mail pra "cientista política" (seja lá o que isso signifique) lúcia hipólito, da rádio CBN. Ela respondeu algo parecido como "Meus advogados já foram contactados para tratar do assunto". Vejam bem a mentalidade dessa raça que se julga superior. Ao invés de ela debater meus argumentos, me ameaçou com um processo!!!!! Isso já faz uns dois anos.
E reparem : MEUS ADVOGADOS. Vários deles. Não basta um pra defender uma tranqueira dessas. (Lukas)

Bem-vindo a 1964

No Paraná, durante o governo de Álvaro Dias, em 30 de agosto de 1988, uma manifestação dos professores foi coibida pela Polícia Militar com cavalos, cães, cassetetes e bombas de gás. A direitona repete a história, agora no governo desse calhorda chamado José Serra. A PC de São Paulo vem revindicando aumento de salários já vai pra três meses. E aí vem o alucinado - que quer ser presidente do Brasil- ( sem nem ter conversado com o comando de greve) dizer que o ato é politico-partidário, é coisa do PT e coloca a PM pra se confrontar com a Polícia Civil. Os bandidos agradecem. (Jacomino Pires)
Já sabe né?, Se algum dia José Serra for presidente, vai mandar, bater, prender e arrebentar...Pense bem! (Helena)

Cena de Maringá City

Um cara, totalmente chaparral, fez o maior piseiro num ônibus da linha 466 (Borba Gato) por volta de 5 da tarde desta quinta-feira. Veio desacatando os usuários e o motorista, do terminal até o bairro.
Quando chegou perto da praça (?) Heitor Alencar Furtado, empurrou o motorista, pegou a direção e entrou com tudo na praça. Maior medo dentro do ônibus. Não tombou só por Deus. A circular parou no meio da praça. A PM chegou, algemou o filho de quenga e levou embora. Deviam dar uma camaçada de pau nesse lazarento.

Cada uma

Você pensa que é fácil ficar lá na TI arrumando computadores? Mas vocês devem incluir nesse pacote de stress as ligações com perguntas estapafúrdias.

Cliente: Não consigo acessar a Internet.
TI: Você tem certeza que está usando a senha correta?
Cliente: Sim, claro. Eu vi meu colega colocar.
TI: Você pode me informar a senha?
Cliente: Cinco estrelas.
—-
TI: Qual é o tipo do seu computador?
Cliente: Um branco.
—-
Cliente: Oi, aqui é a Cíntia. Não consigo remover o meu disquete.
TI: Você tentou pressionar o botão?
Cliente: Sim, lógico, está realmente preso.
TI: Isso não parece bom, vou anotar seus dados.
Cliente: Não, espera um minuto. Eu não havia inserido ele ainda. Ele está aqui na minha mesa. Foi mal.
—-
TI: Clique no ícone “Meu Computador” na esquerda da sua tela.
Cliente: Na sua ou na minha esquerda?
—-
TI: Bom dia. Como posso ajudar?
Cliente: Olá. Não consigo imprimir.
TI: Ok, clique no botão “Iniciar” e depois…
Cliente: Calma ai, amigo, não comece a ficar muito técnico comigo! Não sou o Bill Gates, porra…
—-
Cliente: Oi, boa tarde, aqui é a Marta, não consigo imprimir. Toda vez que eu tento, aparece uma mensagem ‘Não foi possível localizar impressora’. Eu até já levantei ela e coloquei na frente do monitor, mas o computador não consegue achar ela mesmo assim.
—-
Cliente: Olá, tenho problemas para imprimir em vermelho.
TI: Você possui uma impressora colorida?
Cliente: Aaaah é, obrigado.
—-
TI: O que está no seu monitor agora, senhora?
Cliente: Um ursinho que o meu namorado me deu no dia dos namorados.
—-
Cliente: Meu teclado parou de funcionar.
TI: Você tem certeza que ele está plugado?
Cliente: Não, não consigo ir atrás do meu computador.
TI: Pegue seu teclado e ande 10 passos para trás.
Cliente: Ok.
TI: O seu teclado foi com você?
Cliente: Sim.
TI: Isso significa que o seu teclado está desplugado. Você possui outro teclado?
Cliente: Sim, tem outro aqui. Ah, esse sim funciona. Obrigado.
—-
TI: Sua senha é a letra “a” minúscula, a letra “V” maiúscula, e o número “7″.
Cliente: 7 maiúsculo ou minúsculo?
—-
TI: Que antivírus você usa?
Cliente: Fire Fox.
TI: Isso não é um antivírus.
Cliente: Ah, desculpa. Internet Explorer.
—-
Cliente: Tenho um grande problema. Um amigo meu colocou uma proteção de tela no meu computador, mas toda vez que eu movo o mause, ele desaparece.
—-
TI: Como posso ajudar?
Cliente: Eu estou escrevendo meu primeiro email.
TI: Certo, e qual é o problema?
Cliente: Bem, eu tenho letra ‘a’ no endereço, agora como eu faço para fazer o círculo em volta dela? (Zanfa)

É o cara

Meus leitores mais antigos sabem que não tenho problemas para reconhecer meus enganos. Pelo contrário: faço questão de reconhecê-los, até para me diferenciar dos jornalistas profissionais que acham que não podem reconhecer nunca seus erros porque acreditam que jornalista que reconhece que erra, perde credibilidade.
Essa é uma das maiores bobagens que cometem os profissionais da informação. Perde credibilidade quem quer vender a idéia de que é infalível, pois um curso de jornalismo não coloca ninguém acima das debilidades humanas. (Eduardo Gumarães).

Do CASA: Eduardo Guimarães é vendedor de auto-peças (em escala industrial) e dá de 200 mil a zero em gente que se formou em faculdade de jornalismo. Leiam o cara. http://edu.guim.blog.uol.com.br/

Nossa língua portuguesa

Porque é que "já" quer dizer "agora"
e "já, já" quer dizer "daqui a pouco" ?

Estacionamento exclusivo

Se beber, não dirija.

Pensamento

NÃO É TRISTE MUDAR DE IDEIAS;
TRISTE É NÃO TER IDEIAS PARA MUDAR.

Feito na China

Qual será o gosto de um frango que não é frango?

Bem estranho mesmo

Gilberto Kassab foi eleito prefeito da maior cidade da América Latina sem ter recebido um voto sequer! E concorre à reeleição. Realmente, a reforma política no Brasil é algo imperioso. (Leitor do blog da Helena)

PC do B

Numa realidade onde o protagonismo feminino ainda é mantido na invisibilidade e as mulheres ainda estão sub-representadas na política, Irismá Souza, Olga Gentil, Sandra Vidal e Tânia Portugal, todas do PCdoB, são pioneiras. No dia 5 de outubro, elas foram eleitas prefeitas de Gandu, Matina, Ibicoara e São Sebastião do Passé, respectivamente, municípios do interior da Bahia.
Vindas de realidades distintas, elas têm em comum o fato de se tornarem a primeira mulher a chegar ao maior posto do Executivo de seu município. As comunistas fazem parte do seleto grupo de 46 prefeitas eleitas na Bahia que assumem em 1º de janeiro de 2009.

15.10.08

O amor

Ah, o amor. Coisa bela que transcende barreiras. Com o amor não tem cor, credo, religião…nada. Nem espécies.

Não seja preconceituoso. O que há de mais em um cão e um gato namorarem no escurinho?!

14.10.08

Argemiro do Santos em Ipanema

1995. Clique para ampliar.

RIP

Bill Watterson foi corajoso. Entrou numas e acabou com um dos melhores personagens dos quadrinhos que o mundo conheceu. Geralmente eles, os quadrinistas, param quando morrem. Essa é a última tirinha de Calvin e Haroldo. Coisa de gênio, a maior sacada. Faz falta.

Amizade: um dia vai pro espaço

Sempre chega a hora.

Entrevista para emprego

Lista de frases que você deve evitar dizer em uma entrevista de emprego. E se você está lendo o blog do trabalho, quem sabe você acabe precisando também…

10. Qual é a polítca de remuneração após a demissão na sua empresa?
9. Quanto tempo leva para a burocracia da sua empresa conseguir dados suficientes para demitir alguém por performance ruim?
8. Vocês possuem uma política de testes antidrogas randômico?
7. O seguro de vida da companhia cobre suicídio?
6. Quão profunda é a sua pesquisa de antecedentes criminais?
5. O plano de saúde da sua empresa considera herpes genital como uma doença pré-existente?
4. Por quanto tempo eu posso ficar em casa doente até eu parar de receber por não estar aqui?
3. O plano de saúde da companhia cobre mudanças de sexo?
2. O acesso à internet da sua empresa possui um firewall que bloqueia sites pornográficos?
1. Quão freqüente seus contadores auditam pequenos valores?


13.10.08

Mundão

Como prometi, a cada 10 dias vou postar a HISTÓRIA DAS COISAS no Casa. Assista noqueiro. Muito abrangente e didático.

Freestyle

Esse vídeo é muito legal pra gente colocar apenas uma vez no blog.Tem gente que passa batido. Afrika bambaataa e Hydraulic Funk. É parte de um comercial da Nike.

Se beber não dirija


Tio lukinhas

Escola Laura Parente Bossolan, na Vila Esperança, em 1970. Duvido que eu estava escrevendo. Devia estar desenhando alguma coisa. Ou não fazendo nada, que é o mais provável.

Do fuuuuuundo do baú

Tio Lukas e a mana Dóris, em Mandaguari- 1967. Eu não gosto de fotos. Na verdade eu odeio fotos. Me dá uma melancolia danada, tristeza, sei lá, quando passa o tempo e as revejo. Não só as minhas, mas eu vejo fotos do pai, mãe, tios, amigos. A maioria já se foi e não acho nem um pouco agradável ver os rostos, os sorrisos, o gestos da pessoas. E aí eu penso que nunca mais eles irão repetir isso. Triste.

Metal

Afrika Bambaataa mandou ver com Metal, em 2005, música do Gary Numam. Ficou massa. Como sempre... fone de ouvido, pra regaçar os tímpanos. Hem? O quê? Não entendi. Fala mais alto, carai!

Gary Numan

Numan sacou o plá da banda alemã Kaftwerk e fez músicas temáticas com sonzão eletrônico de primeira. Essa é Metal, de 1979.

S.O.S. Band

Ínício dos anos 1980. Tempo bão. Aconselho fone de ouvido.

Tempo bão

Pusta música do S.O.S. Band, de 1980. A moçada rachava o assoalho.

Placas: Especial Dia das Crianças

Eles começam cada vez mais cedo.
Mas em compensação, a felicidade.

Não se preocupe, é um boneco. Eu espero.



Coitado do Chucky, se ele fosse dado a esse guri. (Zanfa)