23.12.06

Esse é o Carl Barks

O brasileiro Alberto Maduar, nos anos 1960, escreveu carta para Carl Barks (criador do Tio Patinhas, entre outros personagens) se identificando como jornalista e dizendo que gostaria de fazer uma matéria para um jornal.
Redator e tradutor de talento, coube a Maduar batizar por aqui personagens de peso: Professor Pardal, Lampadinha, Patacôncio e Maga Patalójica. Nessa época ele morava nos EUA e havia trabalhado com gibis Disney na Editora Abril desde os anos 50.
Vejam a resposta de Barks:
"Obrigado por seu interesse em meu trabalho com o Tio Patinhas. (...) lustrei e lustrei os roteiros e desenhos até criar o melhor que podia no prazo disponível. Minhas histórias mais recentes têm sido bem fraquinhas. Eu também dei duro para fazê-las, mas as idéias já não fluem tão livremente no meu velho cérebro cansado. Acho que sou como qualquer equipamento cuja garantia venceu.
(...) minha mulher atende as ligações e transmite as conversas, pois tenho problemas de audição. Se você [Alberto Maduar] precisar de qualquer informação para a sua matéria, sinta-se à vontade para telefonar ou mandar por escrito quantas perguntas quiser, conforme sua conveniência. Nós, Barks, estamos quase sempre em casa.
Eu sei o quanto é difícil escrever reportagens sem dados suficientes sobre o assunto principal. Também vou apreciar a divulgação que você me der na imprensa brasileira".

Como se pode notar, Barks demonstrava sabedoria e humildade.
(Nota do dono do blog: Não é pra ficar com os zóios cheios?)

Nenhum comentário: