O amigo do Casa do Noca, sapiente e erudito como ele só, tá careca de saber que Vinicius de Moraes foi : mulherengo (casado por nove vezes) , boêmio, uisqueiro, poeta, escritor, compositor, intérprete, jornalista, crítico de cinema, advogado, diplomata (vice-consul brasileiro em Los Angeles, Londres, Uruguai, e representante do Brasil na Unesco) além de ocupar o cargo de "censor cinematográfico" nos anos 60.
Isto posto até o talo, vem a propaganda em uma rádio FM divulgando o filme VINICIUS (documentário sobre o "poetinha") , que está em cartaz em sala de cinema de um shopping local. (Não vamos colocar que é o Shopping Cidade e que a propaganda é na rádio CBN que é pra gente não arrumar pra cabeça)
No final a locutora diz "Conheça mais da vida e obra desse grande maestro".
Ora, o amigo inteligentésimo, interado e cabeça do Casa sabe que Vinicius de Moraes foi tudo... menos maestro!!!
Vinicius fez parceria com Tom Jobim e Cláudio Santoro (esses sim, maestros), tomou todas com Toquinho, de quem também foi parceiro, além de detonar juntamente com Baden Powell, João Gilberto, Pixinguinha, Edu Lobo, Carlos Lyra, Dorival Caymmi e mais um porrilhão de gente.
Em 1979 leu alguns de seus poemas no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo a convite de Luis Inácio Lula da Silva, na época lider sindical.
Referir-se a Vinicius como maestro é pra acabar.
7 comentários:
A responsável pelo marketing de cinema na CBN é uma bonitinha que é metida a fazer de tudo sem entender nada. Aliás ela também foi responsável por uma gafe na campanha eleitoral do PT em Maringá quando apresentou um programa para jovens gravado numa boate e que ficou muito ridiculo.
Quem são estas pessoas que se acham acima do bem e do mal?? Passar uma notícia(propaganda) e não analisá-la. Será que a CBN tem apenaqs leitores de notícias e ninguém como analista? Antes que me falem alguma coisa eu sou ouvinte assíduo da rádio
Cidade canção é assim... poemas, melodias, letras... e gente que sabe muito sobre tudo. As informações, aqui, são fidedignas ao ponto de nem requisitarem qualquer tipo de verificação prévia (ou até mesmo posterior). Mormente na seara cultural (musical). Somos a beneplácida cidade dos trovadores, instrumentistas e MAESTROS.
Amo a minha cidade. Amo seu jornalismo.
"Maringá, Maringá..."
(Leia em "carioquês")...Eu não sabia que essa moça é a mesma que dizia "xinta-xe em caja conx ax novax comodidadix do resxxxtaurante
(*) ...
É.Não tinha caído a ficha quando ouvi a propaganda. O Vinicius de Moraes teve várias atividades mas pelo que sei maestro não foi não. poeta sei que ele foi.
Ok, vocês ganharam. Mudaram o comercial, colocaram "gênio" e "poeta".
Meus parabens,lukas.Eu nem sabia que o Vinicius foi tudo isso ai que você escreveu.Deu uma ensinada boa pra gente. Valeu mesmo.
Postar um comentário