5.12.07

Santa Inguinorança

Uma professora teve um carta publicada em O Diário desta quarta. Rufou o pau num cartum (e não charge) que publiquei em minha coluna de domingo. Será que ela manda carta e e-mails pra globo e o programa casseta e planeta, que são campeões em baixarias? Esse último detonando com negros, nordestinos e favelados? Creio que não. Ela deve assistir Faustão com aquela tal de dança no gelo. Uma pena.
Quando publiquei o cartum achei até que os portugueses iriam reclamar. Mas não, porque foi uma piada. A professora não reconhece a diferença entre brincadeira e deboche. Eu tenho dó de seus alunos. O País não vai pra frente devido à professoras como essa, que não consegue diferenciar piada com escracho rasteiro como faz aquela revistinha semanal que ela deve ser assinante.

Agora, vejam como tem professora e "professora". Vou editar e-mail recebido ontem (dia4) de uma professora. Não vou citar o nome pra evitar rolo. Mas vamos lá...

Parabéns pelo seu belo trabalho.
Sou ***** , profª de educação física da rede estadual e municipal de Maringá. Em 2007-2008 estou participando de um Programa de Formação Continuada, do Governo do Paraná. Nele temos que desenvolver diversas atividades, entre elas a produção de material didático para utilização nas escolas do Paraná.
Estou pesquisando sobre as relações entre trabalho, cinema e educação física numa perspectiva critica/transformação. Gostaria de inserir uma(s) charge(s) de sua produção como artista paranaense.
- Assim, gostaria de saber se vc tem alguma charge sobre a temática do trabalho numa perspeciva critica ao capitalismo (exploração, trabalho infantil, alienação, resistencia/conformismo, mais-valia, ...).
- Caso afirmativo, como farei para ter acesso e autorização para utilização desta obra?
- Gostaria de ter acesso também a uma produção sua (entre 1996 a 2000) com um jogador de futebol e uma série de logomarcas na sua camiseta de jogo. Utilizei muito para discutir com meus alunos sobre a mercadorização do esporte e do corpo no Brasil. Depois perdi o material.

Respondi à ela que vou enviar o material, na boa, mas dentro de um prazo.

Segundo e-mail, hoje, após meu contato:

Bom dia Lukas e entendi são cartuns suas produções. Desculpe.
- Que maravilha! Preciso até dia 15 de dezembro, para pensar depois no uso pedagógico do cartum e apresentar o material para meu orientador DEF/UEM (Profº Rogerio Massarotto de Oliveira), o trabalho final deverá ser encaminhado para a Secretaria Estadual de Educação do Governo do Paraná até início de fev/2008.
- Neste material didático que estou produzindo tem um campo onde devemos inserir registros ocorridos no Paraná (há icones para imagens, sítios, sons/videos, noticias, curiosidades e outros recursos) que possam ajudar a conhecer as características regionais e locais da sociedade paranaense, em seus aspectos naturais, culturais, sociais, politicos e economicos numa relação com a temática/conteúdo do material didático apresentado.
- OU poderei inserir como proposta de atividade (leitura critica da obra), sugestão de leitura no recurso de (in) formação.
- Terei que providenciar uma autorização formal para utilização da sua produção (lei de direitos autorais).
Feliz Dia, *****

Tio Lukas já separou o material para enviar pra Dirce (uia, entreguei o nome). E torno a repetir: eu tenho dó da professora que mandou a carta pro jornal; e de seus alunos mais ainda.

23 comentários:

Anônimo disse...

Qual o problema com as críticas? Ruim né...

Anônimo disse...

Cago e ando pra críticas, por que já levo uns fumos vai pra 23 anos. Mas elas não devem vir de uma pessoa que está "emocionada" e que é condicionada pela mídia e opiniões alheias.

Anônimo disse...

Lukas meu amigo, vc precisa é fazer cartuns novos para o jornal e não repetir os que são publicados no blog . Só isso.

Anônimo disse...

´Lucas
sou assinante do jornal O Diário e também leio seu blog, e de vez em quando levo para meus alunos seus cartuns, porque eles têm muita criticidade e não só humor.
Sei que não precisa de elogios, mas seu trabalho é muito bom.
Continue
Lenixavier

Anônimo disse...

Ao anônimo da 18:27 : (sempre essa raça): meu blog tem média de 250 acessos diários, uma mixaria. O jornal é lido por mais de 300 mil pessoas. Então eu não vejo problema em repercutir cartuns e charges de um pra outro meio de comunicação.

Anônimo disse...

O Lukas,

Não esquenta véio.
Esa tia deve dar aula em escolinha paga, para um monte de piás filhos de cansadinhos.

Queria ver ela encarar um Rodrigão, um Branca da Mota, um Faria Pioli.

Quanto aão rebater as críticas, eu acho que tem mais é que rebater sim.

A tia caga na gaiola e fica querendo que a merda cante!

Anônimo disse...

Caramba Lukas. Você foi fino e respondeu à altura à professora que mandou a carta pro jornal. Acompanho teu trabalho desde 1994 e acho você um gênio. Professoras rancorosas, idiotas, mal-formadas e leitoras da Veja.

Anônimo disse...

Lukas, vc deve aprender a receber críticas. Só isso. Aprenda com elas.

Anônimo disse...

Esse ultimo aih ou essa ultima "anta anonima" que disse "aprenda com as criticas" deve ser aluno da tal professora... Ou seja, deve "aprender" (??)com a famigerada...
Se a anta nao sabe: alem de existir liberdade de expressao, todos devem se defender de criticas ou acusacoes = direito constitucional brasileiro e consta em "Bill of Rights" (modelo para o mundo)... Enfim, Viva Lukas e "F..." o tal anonimo anta e a professora da carta !!!

Anônimo disse...

euzinha, vc não falava assim comigo quando chupava minha pica. Lembra? Ah, já sei. Vc tava com a boca cheia e as mãos ocupadas.

Anônimo disse...

poxa lukas... dah uma segurada no nivel dos comentarios da galera...

Anônimo disse...

NOSSA...
NOVAMENTE VOU DIZER "QUANTO RANCOR, QUANTO ÓDIO"...
SE UM CARTUM NÃO PODE SER VISTO SOB OUTRA ÓTICA, ENTÃO NÃO DEVIA SER PUBLICADO, POIS TEMOS NO MUNDO UMA IMENSA VARIEDADE DE PESSOAS, DE VÁRIAS RAÇAS, FORMAÇÃO, IDÉIAS, ORIENTAÇÕES POLÍTICAS, ETC...E CADA PESSOA DENTRO DE SUA INDIVIDUALIDADE DEVE SER RESPEITADA...E SUAS OPINIÕES DEVEM TAMBÉM SER OUVIDAS, E DEVERÍAMOS APROVEITÁ-LAS, POIS A PLURALIDADE DE IDÉIAS É QUE FAZ DO SER HUMANO PROGREDIR...
SE NÃO "QUEREMOS" APROVEITÁ-LAS TUDO BEM, MAS MESMO ASSIM, DEVERÍAMOS RESPEITÁ-LAS..

Anônimo disse...

Ao "anta anonimo"

Eu sabia que voce soh podia ser um homem.
E, pelo jeito, muito infeliz e mal-humorado... E ainda delira (por isso nao sabe o que se passa em sua casa).
Anta: bem explicadinho pra voce: eu nao estou dizendo nada...(anta) eu estou "postando" ou "escrevendo", anta, ) e nao falando... Voce deve ser loiro tambem...

Anônimo disse...

Tio Lukas, seu trabalho é ótimo!
Tio Lukas, você não aceita críticas e acha que é o dono da razão do mundo...
Isso é péssimo...
Mas seu trabalho continua ótimo...
Não tenho que concordar contigo para te admirar...
Fui!

Anônimo disse...

Sempre exsitirão as controvérsias!
Eu não concordo com sua defesa ao governo atual, mas nem por isso deixo de gostar de seu trabalho!
Continue assim!!!

abs

Anônimo disse...

Ai meu pai!! Eu não defendo Governo algum. Simplismente os acompanho desde 77, quando virei gente. Uma turma aí não aprendeu ainda o que é VIRAR gente. Sabem o que é GENTE? Gente é A GENTE!!!. Governo é tudo igual e se eu não acordar às 4 e meia da manhã eu me ferro. Lula não vai me dar o rango e pagar minhas contas. Mas eu me sinto muito tranquilo (fiz as contas) em desembolsar 41 pilas ao ano).

Anônimo disse...

Eusinha..

Eu sou feliz e muito bem humorado. Se não fosse, pode ter certeza que puta como você já teria apanhado na cara fazia tempo. Até porque é a única linguagem que vadias como você e a tua mãe conhecem. Entendeu, vagaba???

Anônimo disse...

Euzinha

Esqueci de perguntar: quanto vc tá cobrando a gulosa? A tua mãe ainda dá desconto?

Anônimo disse...

21:40 e 21:48

Deixem essa tal de Euzinha de lado. Parem com isso. Pra ela tá frequentando blog deve ser horrorosa, pelancuda e cheia de estrias. Se fosse gostosa, estaria com um macho.

Anônimo disse...

O anonimo anta capivara e loiro nao tem bom humor nenhum!!!

Ta apelando feio...! O mentiroso esta ate perguntando o preco dos negocios...
Dica valiosa para o anta capivara e loiro: pergunte para as mulheres da sua familia que elas estao por dentro do "mercado do pecado"...
E para o outro anonimo: larga de ser machista (talvez a sua mulher/namorada esteja "ocupada" para te sustentar e nao pode acessar o computador).
Voce nao dormira nunca porque nao vou dizer se sou feia ou qualquer outro "adjetivo"... Pelo menos sou bem informada e esperta para acessar o blog do inteligente Lukas(pena que ele seja casado), a quem respeito e admiro muito.
Morram de inveja anomimos!!!

Anônimo disse...

pois eh... ele eh o casado noca!
huauhhuuhauhauhuhahuauha

Anônimo disse...

pois eh, o lukas eh o casado noca!
huauhhuuhauhauhuhahuauha

Anônimo disse...

lukas... keru ver o q a isa vai falar desses comentario...

"o casa vai cair, neh??"